Olá,
Deus te abençoe no precioso nome do Senhor Jesus Cristo.
Diga Não à Inveja
“O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.”
Provérbios 14:30
Nós frequentemente encontramos nas pregações e nos textos nas tentativas de ajudar as pessoas, muitas coisas falando sobre a inveja. Assim como vemos com frequência muitas palestras de defesa contra os invejosos. E com isso podemos concluir que as pessoas se preocupam muito com alguém que porventura possa sentir inveja delas. Porém, vamos pensar juntos por um momento.
A escritura que acabamos de ler, mostra a inveja como a podridão dos ossos. E sendo assim, a nossa preocupação não deveria ser com alguém sentir inveja de nós, mas em nunca permitir que nós sintamos inveja de alguém.
Porque o problema todo da inveja não é para com a outra pessoa, mas para com o próprio invejoso. Pois sendo ela a podridão dos ossos, significa que o invejoso é desestruturado. O sistema ósseo do nosso corpo é a estrutura interna de cada um de nós. Portanto, a inveja o desestrutura.
A inveja é a confissão da incapacidade de conquistar projetos próprios. Muitas vezes o invejoso até chega a conquistar, mas nunca se satisfaz com suas conquistas, e está sempre tentando conquistar aquilo que é do outro; aquilo que faz a outra pessoa feliz.
Nesse ponto da nossa conversa, já podemos dar por entendido que o invejoso não consegue projetar, não consegue ser feliz, e será sempre um imitador de alguém; sempre tentando conquistar aquilo que é do outro. Portanto, que fique bem claro para todos nós: “a inveja faz mais mal para o invejoso do que para o invejado”.
Sabe, muitas vezes o invejado pode até morrer, mas ainda assim não sofrerá nenhum mal. É o caso de São Martin, terceiro mensageiro das eras da igreja. O profeta irmão Branham contou que os maiores perseguidores de São Martin, eram pessoas que tentavam copiar as suas características, a sua condição pessoal e não conseguiam imitá-lo, por isso chegaram a matar-lhe.
Qual foi o mal que São Martin passou? Morrer? O cristão não morre.
Agora, qual é o mal que os seus detratores enfrentaram? A perdição, a condenação causada pela inveja. Portanto, de forma especial, escrevo aqui para você: se você deve cuidar de algo, cuide do seu interior para jamais sentir inveja de alguém.
O que é inveja? E porque ela te faz infeliz a vida inteira? A inveja confessa que você gostaria de ser aquela pessoa a qual sente inveja. Isso quer dizer que a inveja é a confissão da própria infelicidade; a infelicidade com seu próprio ser.
O invejoso traz consigo a “constatação” de que Deus não o fez uma obra-prima, já que a obra-prima é o que Deus quer que ela seja e ela tem tudo o que Deus determinou para que tenha, e sente-se feliz sendo assim.
Deus cuida dos Seus, e os Seus são felizes por serem quem são e por terem o que têm. A felicidade tira de qualquer pessoa a inveja. E ser feliz é ser saciado. Portanto, devemos cuidar para nos defendermos, não de alguém que tenha inveja de nós, mas nos defendermos da invasão do espírito de inveja em nós, porque a inveja acaba com a vida.
Quando um espírito de inveja pega uma pessoa, ela passa a viver em função de copiar alguém; passa a viver em função de ter, não algo igual ao do outro, mas de ter aquilo que é do outro.
Deixe Deus te fazer feliz, e não haverá nenhuma possibilidade ou espaço para que a inveja trabalhe em você.
Não inveje, pois se alguém alcançou, você também pode alcançar.
E lembre-se de uma coisa importante: não significa que o que faz alguém feliz, também te fará feliz. Procure por aquilo que é a sua própria felicidade, e não pela felicidade do outro. Deus é um Deus de diversidades e pode dar coisas diferentes a todos os Seus filhos, tanto quanto Seus filhos podem ser felizes por serem diferentes. Creia assim!
Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus Cristo.
One comment
Tonyanna Rose
29/04/2021 at 12:31
Amém é verdade! Deus limpa meu coração para que nenhum tipo de sentimento que não provém da Palavra entre nele.