Leitura Bíblica: João 6:48-51 e Êxodo 32:30-34
Mensagem Citada: Uma Exposição Das Sete Eras Da Igreja: A Era De Sardes
O primeiro êxodo foi um tipo perfeito do que a igreja está vivendo hoje. Por exemplo, os quatrocentos anos que o povo de Israel esteve no Egito, tipifica para nós todo o período em que estivemos vivendo no mundo, ignorantes quanto a revelação. E embora tenham vivido (trabalhando, sob o governo de Faraó) todo esse tempo em Israel, a eleição não foi tirada de nenhum deles durante esses quatrocentos anos. Da mesma forma aconteceu conosco, a eleição não foi tirada de nós durante o tempo em que não conhecíamos a Palavra e estávamos com amnésia espiritual.
No coração de um eleito sempre tem uma fagulha que o sensibiliza para com as coisas de Deus. Estávamos vivendo uma vida com vícios, doenças e desobediência nos aprisionando de todas as formas. No entanto, mesmo quando estávamos em pecado essa pequena faísca já queimava dentro de nós, como um fundo clamando a outro fundo.
Quando olhamos para a saída do povo de Israel do Egito, vemos exatamente o quadro da igreja Noiva hoje. Todo o povo de Israel que estava saindo do Egito era judeu, mas nem todos tinham o sentimento e o desejo de sair do Egito. De igual forma é agora, nem todos que estão adorando e está dentro do contexto de igreja, é eleito. Por isso é necessário que cada um de nós estejamos cientes de que a Bíblia é a base de toda regra de fé e norma de vida. Nada pode ser tirado ou acrescentado a Ela!
O profeta William Branham fala bem pouco e sutilmente a respeito das pessoas que serão inseridas na salvação comum, apenas por terem tido respeito para com algum eleito que faz parte da Noiva. Vemos também que no Egito houve pessoas que expuseram o sinal, viram as dez pragas caírem como juízo, viram Moisés fazer milagres, foram espectadores de Deus ao ver tudo o que estava acontecendo sob a ordem divina, e ainda assim elegeram Coré. Diante disso acabaram se perdendo e foram para o inferno. Mas e hoje? O que esse mesmo sinal representa? O Espírito Santo! Da mesma forma, mesmo tendo o Espírito Santo exposto, podemos também perdê-Lo e morrer.
Os eleitos hoje são aqueles que se tornam a Palavra. São aqueles que mesmo tendo a ausência física do profeta, estão com a Mensagem que foi anunciada no Rio Ohio através do irmão Branham, e permanecem com a Mensagem fixada em seus corações. O propósito de Deus ao enviar o sétimo anjo foi para anunciar a Mensagem aos gentios, e nisso estamos confiados. Sabemos que no devido tempo o Espírito Santo trará todas as verdades que ainda faltam para que possamos ter os nossos corpos transformados e sairmos desta terra.
Jesus sabia que tipo de pessoa Judas era. Judas agiu do mesmo modo que Israel fez em Baal-Peor, ao entrar na organização político-financeira da religião anticristã e anti-Palavra. E assim como Judas, o povo que pereceu no deserto, não pôde ir até o fim e seus nomes foram tirados do Livro da Vida.
Devemos ser sempre humildes ao recebermos do Espírito Santo o valor da nossa eleição. Precisamos viver uma vida diferente e com temor, visto que a carreira que nos foi proposta não é política, mas espiritual. Por isso é necessário que estejamos sempre refletindo sobre onde podemos estar enquadrados, como que dentro daquele primeiro êxodo. Talvez não sejamos um Judas ou um negligente, como o povo de Israel, mas, dependendo de nossas ações, podemos estar agindo como tais.