Olá,
Deus te abençoe no precioso nome do Senhor Jesus.
Fronteiras e Limites
Há muitas fronteiras na vida de um cristão, e algumas obrigatoriamente precisam ser cruzadas. Já outras, se forem cruzadas, levarão/ levam a desastres irreparáveis. Portanto, em se tratando de fronteiras é necessário ter uma sensibilidade aguçada e dirigida pelo Espírito Santo, para saber qual cruzar e de qual não se aproximar.
Em uma pregação o pastor Wanderley Lemos nos trouxe uma grande fronteira Bíblica, que ao não ser cruzada, foi tida por Deus como provocação: Cades-Barnéia. Cades-Barnéia foi para Israel um divisor entre possuir a promessa e duvidar da capacidade de Deus em cumprir Sua Palavra por mais improvável que parecesse (e/ou pareça).
Influenciados pela palavra (unânime) de dez príncipes comissionados a espiar a terra (provar a Palavra de Deus), Israel foi induzido à imagem de gigantes e debilidades de seu povo. Já naquela Era pregaram uma mensagem covarde de desânimo ao povo que acabou espraguejando o projeto de Deus, não dando ouvidos aos dois entusiasmados mensageiros, que movidos pelo impacto da revelação da promessa divina, pregavam com desespero ‘o’ possuir a terra baseado no amparo de Deus e nas vindicações de terem encontrado dentro da terra tudo aquilo que haviam ouvido.
“Ouvimos, mas agora vemos!”. Era essa a realidade deles. Porém eles não cruzaram a fronteira do improvável, pela fé. Faltou-lhes essa sensibilidade do Espírito dirigindo a decisão.
Podemos também meditar em várias outras fronteiras que jamais deveriam ter sido cruzadas e foram, e trouxeram consequências imperdoáveis, pois demonstraram presunção ao invés de fé. E discernir a presunção da fé é uma barreira muito fina.
-Tome cuidado com as necessidades, elas nos induzem à presunção.
Com todos esses exemplos entendemos que é essencial a presença do Espírito Santo nos momentos de decisões, para nos instruir a avançar ou parar definitivamente.
Existe uma grande fronteira que por não ser geográfica tem sido cruzada por muitos e não percebida, e que trará estragos tanto para quem cruzar como para quem apoiar, está em Apocalipse 22, versículo 9, que fala sobre tirar uma palavra ou acrescentar uma palavra/interpretação.
A Palavra de Deus é feita de fronteiras, estágios e limites; por isso é preciso saber qual cruzar e de qual se distanciar para ter apenas os benefícios da Palavra e não suas maldições.
O pecado por exemplo é uma fronteira que se deve ficar longe e nunca se aproximar; ele é a divisa entre o terreno de Deus e o terreno de Satanás. E estar na fronteira já está no lugar errado, pois a recomendação de Deus é manter distância.
O lugar correto para se estar é debaixo das asas do Altíssimo.
Meu caro irmão leitor, é preciso:
ROMPER OS LIMITES DA FÉ, POIS ELA ABRE CAMINHOS. MAS É PRUDENTE DISTANCIAR-SE DA FRONTEIRA DA PRESUNÇÃO, POIS ELA ABRE ABISMOS.