Olá,
Deus te abençoe no precioso nome do Senhor Jesus Cristo.
Não Mintais
Que benefício há em mentir? Nenhum. A mentira não pode trazer nenhum benefício, ainda que em muitas ocasiões pareça ser um escape. Porém, o resultado dela chegará em algum momento.
Sabemos que Satanás é o pai da mentira. Portanto, se uma mentirinha não trouxesse nenhum problema, ainda assim, aquele espírito estaria sendo alimentado. Sempre que uma mentira é proferida, o espírito ganha força e espaço, até trazer um grande desastre para aquela vida, que, aos poucos, foi acostumando com o ‘ser mentirosa’, tanto de palavras quanto em ações. E por já estar acostumado com a mentira, não se luta mais contra ela e nem teme os resultados negativos.
O profeta irmão Branham disse que os Estados Unidos estavam vivendo uma mentira tal como o menino que passava frente ao cemitério assobiando para dizer que não estava com medo. Os programas de comédia e risadas pelas piadas não passavam de uma enganação de si mesmo. A verdade é que eles têm medo das bombas atômicas, das dívidas internas… mas, para manter o ‘status’ de nação mais poderosa do mundo, eles precisam rir (mentir sentimentos).
Na sua última batalha, o rei Acabe foi atingido mortalmente por uma flecha, mas pediu aos seus soldados que o mantivessem em pé no seu carro de guerra. Mesmo perdendo o seu sangue, mentiu para o seu próprio exército, mostrando estar em uma posição falsa.
Na mensagem ‘Um Guia’, o profeta irmão Branham relata sua relutante batalha por reconhecer que estava perdido, e quando já não restava argumentos para si mesmo, cedeu e confessou: “Eu estou perdido, vou morrer e também causarei a morte da minha esposa e filho.”. Somente quando parou de mentir para si mesmo, é que ele pôde encontrar o socorro de Deus para guiá-lo em seu caminho de volta.
Através dos exemplos citados, percebemos que a mentira em suas muitas faces não traz nenhum benefício, ainda que nos iluda com a falsa sensação de conquista e força, ou qualquer outra resposta que tentemos dar. Há um fundo clamando dentro de nós, e esse fundo só será satisfeito com a verdade, ainda que essa não nos pareça favorável.
O apóstolo Paulo, em sua carta aos Efésios, no capítulo 4 verso 25, nos manda deixar a mentira e falar a verdade ao nosso próximo.
Quantas pessoas já perderam a oportunidade de serem socorridas por não falar a verdade acerca de seus sintomas com quem lhe era próximo? Omitiram dores, mal-estar e quando se deram conta, já não havia tempo hábil para tratar uma doença. Quantas empresas faliram por omitir dívidas para mostrar que estavam bem? Governos omitem seu déficit e jogam a nação em uma crise sem saída. Isso em nosso país é chamado de “pedaladas fiscais”, ou seja, omissão de dados, relatórios mentirosos, desastres certeiros.
Portanto, falemos a verdade, não importa quão difícil seja. A verdade é libertadora. A única maneira de mudar as situações é através do reconhecimento do erro, do fracasso, da dívida, do pecado, de estar perdido. Tenhamos a verdade em nossas vidas acima de tudo:
Acima da aparência.
Acima do orgulho.
Acima do poder.
Qualquer narrativa construída em cima da mentira vai ruir. Mais cedo ou mais tarde ela mostrará sua insustentabilidade.
Não mintais. Faleis a verdade.
Em São João 17:17, Jesus ora ao pai: “Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade.”
4 comentários
Ione Lopes
07/10/2021 as 11:04
Amém!
João Laudevar Ferreira Dos Santos
08/10/2021 as 03:50
João 17 . 17. Assimestá escrito
Raquel
08/10/2021 as 10:27
Grande conselho!
Raquel
08/10/2021 as 10:28
Grande conselho!!!