Nunca Confie nas Suas Habilidades, Esteja Certo de Deus | Programa Assim Está Escrito 285
Leitura Bíblica: João 16:7-13
Mensagem Citada: Um Guia
Ao pregar a mensagem ‘Por que As Pessoas São Tão Inconstantes?’, o profeta nos mostra que muitas pessoas são inconstantes por falta de perseverança; elas não têm convicção de algo em suas vidas. E é exatamente por esse motivo que as vemos correndo sem direção de um lugar para o outro. Porém, elas correm sem direção porque querem, pois, a Palavra de Deus sempre aponta-as para algo. Mas, por não olharem para onde Deus está apontando elas tornam-se inconstantes. Por isso é necessário saberem onde estão, em ‘que’ estão crendo e para onde ‘o que’ creem está levando-as.
Na mensagem ‘Um Guia’, a partir do parágrafo 110, o profeta William Branham nos conta sobre um acontecimento no qual ele, sua esposa (Meda) e seu filho Billy foram fazer uma viagem às Cataratas do Niágara. Ele havia se casado recentemente com Meda, após ficar só por algum tempo devido ao falecimento de sua primeira esposa (Hope), que faleceu deixando ele e Billy que tinha apenas três anos de idade. Então, ele decide fazer uma viagem com dois propósitos: passar sua lua de mel com Meda e ir caçar. Mas, o que nos chamou a atenção nesse acontecimento foi a facilidade com que o profeta perdeu o ‘foco’ ao caçar um urso.
Antes de viajar o profeta entrou em contato com um guarda florestal e combinou com ele de chegar ao acampamento em determinado dia para caçarem juntos. Mas devido a sua tamanha empolgação ele chega um dia antes e aproveita para premeditar rapidamente em uma caçada ‘extra’, numa floresta que não conhecia. O seu objetivo real era abater um veado para manter sua família alimentada durante período do inverno.
Nos primeiros instantes da caçada o que parecia ser uma pantera chamou-lhe a atenção. Então ele começou a seguir seus passos, distraiu-se com o movimento de um urso e seguiu em sua direção. Ele não percebeu que quanto mais se distraia com as caças mais distante ficava da cabana onde Meda e Billy estavam. E enquanto estava tentando matar o urso ele viu um veado se mexendo entre os arbustos e o matou. Podemos observar que mesmo após ter passado por várias distrações e bifurcações ele atingiu o seu objetivo: matar um veado.
Após ter matado e ajeitado o veado, o profeta partiu para a cabana. Mas ao perceber que o tempo estava nublado e não conseguia ver o caminho em direção à cabana, ele tentou achar o caminho de volta com suas habilidades, sendo até egocêntrico em confiar em si mesmo. Porém, ele se sentiu tão autoconfiante que se perdeu em sua autoconfiança.
É exatamente assim que acontece hoje. Muitas pessoas buscam por “isso” e “aquilo” na escritura, mas não sabem o que querem. Não alcançam nada e nem reconhecem que estão perdidos. Elas avançam em terrenos que não conhecem e acabam presumindo coisas acerca da Palavra. Agem como o profeta, que não sabia nada acerca da floresta onde estava, e ainda assim arriscou se aventurar em um terreno desconhecido. Esse “aventurar” não está relacionado apenas a uma caçada ou a uma pesca, mas está relacionado também a determinados caminhos que muitas pessoas tomam acerca da Palavra. Mas diferente dessas pessoas, nós precisamos ser diferentes.
É necessário que sejamos mais previdentes. Pois, muitas vezes é quando estamos muito afobados ou ansiosos para fazer algo, é que perdemos o equilíbrio. Todavia, sendo filhos de Deus nós temos um objetivo: o rapto. E devemos cuidar para que não nos desequilibremos ao caminhar em direção ao nosso rapto, porque a falta de equilíbrio torna o nosso objetivo desconhecido.