Leitura Bíblica: São Lucas 9:23-27
Mensagens Citadas: Paulo, Um Prisioneiro De Cristo; Eu Sei
Todas as vezes que Jesus dizia algo, era com um propósito. Ao lermos as Escrituras, vemos que através de Suas palavras, Jesus dizia coisas maravilhosas e gloriosas ao nosso respeito. E para que as Escrituras fossem claras para nós, o próprio Espírito Santo as trouxe e revelou-as para nós. Mas, antes que cheguemos a este caminho de glorificação, precisamos passar pelo caminho da crucificação, o qual é negar a nós mesmos, deixar tudo o que é natural e seguir somente a Cristo. Portanto, a coisa principal para alcançarmos a Deus é renunciar o nosso ‘eu’ e aceitar segui-Lo.
A nossa caminhada cristã tem tido muitas lutas e provas, mas se chegamos até aqui, sabemos que não foi por nós mesmos e sim por Ele. Deus não exige e nem precisa de nossos méritos, qualidades e habilidades humanas. Entendamos que o que Deus requer de nós é renúncia.
O motivo pelo qual estamos onde nos encontramos na caminhada e estarmos recebendo de Deus o que Ele nos tem dado, é a Sua Graça (um favor imerecido que recebemos de Deus) e Misericórdia! E quando recebemos e manifestamos isso, estamos no auge da vida cristã: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim;” (Gálatas 2:20).
Quando esteve na prisão, o apóstolo Paulo entendeu, através do Espírito Santo, que não era um prisioneiro de Roma, mas de Jesus Cristo. Ao estar encarcerado, Paulo sabia que sua vida era guiada por Cristo e que havia um propósito para se cumprir e glorificar ao Senhor. Notamos que sua atitude foi/é um exemplo para nós, e é uma ‘chave’ gloriosa que podemos usar para vencer muitos problemas e situações difíceis. Todavia, precisamos nos conscientizar de que se estamos firmados na Palavra, independente de qual for a situação que estivermos passando, n’Ela há um propósito que irá glorificar ao nosso Deus.
É uma coisa normal para nossa vida natural humana que tenhamos ambições. Porém, quando somos guiados pelo Espírito Santo, seguimos, planejamos e fazemos apenas o que Ele nos ordena. Nós não podemos cumprir nossas próprias vontades, mas devemos renunciar todas elas, para que estejamos presos em Seu amor, presos na Palavra e seguindo um dos maiores exemplos que já recebemos: a vida vivida do nosso profeta.
Em sua experiência, no Canyon Sabino, Deus colocou na mão do irmão Branham a Espada do Rei, a qual tipifica a Palavra. Não há arma mais poderosa do que a Palavra! A Palavra é capaz de vencer todas as coisas! Compreendamos que Satanás não tem medo dos nossos atributos (força, conhecimentos, habilidades…), mas teme a Palavra, porque não pode ir contra Ela. Mas, onde a Palavra está agora? Está dentro de cada um de nós! E está debaixo da mesma unção que estava o profeta. Nós estamos vivendo neste tempo.
Todo filho de Deus tem que ser provado, e ele não se rebela por passar pelas provações. Ele apenas aceita e diz: “- Senhor, se é da Tua vontade, eis-me aqui, oh Pai! Se a Tua imagem precisa ser resplandecida, eis-me aqui!”. Da mesma forma que o ouro precisa ser provado e batido para refletir o seu brilho e seu real valor, o cristão também deve passar por uma trajetória de crucificação para chegar à glorificação.
Podemos ler na Bíblia que em todo o tempo o Senhor era com José. Ele foi um jovem que tinha sonhos, e em um de seus sonhos Deus o revelou que ele seria glorificado. Após isso, os dias foram passando e aquilo não se cumpriu. Do contrário, José foi jogado em uma vala e foi vendido por seus irmãos, todavia Deus o guiava e estava com ele.
No desenrolar de sua história, o tempo passou, e estando José já na casa de Potifar (em uma posição alta), passou por uma trama, foi acusado injustamente e preso por um crime que não havia cometido. E mesmo na prisão, Deus estava com ele. Toda a trajetória de sua vida foi traçada pelo Deus Altíssimo, e todas as etapas que José passou, Cristo estava Se manifestando através dele. Tudo o que acontecia na vida de José tinha um propósito, e na hora certa ele foi glorificado. É por isso José é o tipo perfeito de Cristo. Ele foi aperfeiçoado através de suas lutas e crucificado, porém foi glorificado!