Leitura Bíblica: Zacarias 12:1; Efésios 5:22-27; I Timóteo 5:1-7
O marido deve representar Jesus Cristo para a esposa, e quando ele se comporta como Cristo e coloca o que Ele diz como absoluto em sua vida, sua esposa, assim como a Noiva de Cristo, tomará e acatará suas palavras como as de um verdadeiro marido. Então, é necessário que o marido tenha cuidado com o que fala, pois sendo um verdadeiro cristão, estará representando o Senhor dentro do seu lar.
Através de inúmeras manifestações e eventos populares, Satanás tem tentado combater a família tradicional. Ele tem pervertido os princípios e transformado o que é certo em errado. As pessoas que aceitam e apoiam suas ações dizem que estão agindo assim por terem liberdade de fazer e ser o que quiserem. Mas isso não é liberdade. Verdadeiramente, só podemos ter liberdade quando aceitamos ser o que Deus já havia ordenado que fôssemos. Só assim poderemos ser felizes e fazer com que nosso lar tenha uma atmosfera celeste.
A Palavra do Senhor tem peso e autoridade suficiente para falar tudo o que nós necessitamos, e acima de tudo, Ele permanece com Sua Palavra para sempre. Portanto, mesmo que as autoridades religiosas queiram mudar ou eliminar a Bíblia, Deus continua sendo imutável e o que Ele ordenou em Sua Palavra é eterno.
A cada dia que passa a condição das pessoas no mundo está indo de mal a pior por causa das igrejas que já não estão mais sujeitas a Jesus Cristo. Ele não governa as igrejas mais. Elas se denominaram e colocaram homens no lugar do Espírito Santo, e agem como querem e se sentem com autoridade suficiente para tirar o que lhes é conveniente de dentro das Escrituras. No entanto, a verdadeira igreja faz tudo conforme Deus quer. A igreja está totalmente sujeita a Jesus Cristo, conforme a Escritura de Efésios, capítulo 5.
Em Efésios 5:25-27, podemos ver que, assim como Cristo amou a igreja (nós) e se entregou por ela, para que Ele mesmo pudesse apresentá-la a ao Senhor como santa e irrepreensível, o Senhor rendeu-Se por nós, para nos redimir. E é aqui onde o poder da Palavra pesa sobre o esposo no lar, pois quando a esposa quiser ver a Cristo, ela deverá olhar para o seu marido. Esse é o peso da Palavra de Deus para um noivo/rapaz que assumiu o compromisso de se casar e ser um representante d’Ele, em tudo dentro de sua casa.
Como diz as Escrituras, uma mulher que crê na Palavra reverencia seu marido e não fala mal dele. De igual forma, um cristão jamais fala mal de Jesus Cristo. Ele O adora, louva e exalta. Portanto, uma esposa jamais fala mal de seu marido, esse é o peso da Palavra que cabe a ela. Pois, o papel da esposa é fundamental, porque ela é quem mantém a atmosfera do lar.
A responsabilidade de assumir e querer criar uma família é unicamente do casal que segue os mandamentos bíblicos, por isso o querer ter filhos é natural para os dois. E o corrigir a criança, o cuidar e até, às vezes, ter que fustigá-la com uma vara, é também responsabilidade de ambos. E essa responsabilidade é o peso da Palavra do Senhor sobre o casal.
Tudo o que Deus faz é perfeito. Olhemos para os animais, eles cuidam, criam e obedecem às ordens do seu Criador (Deus) até hoje. Os animais vivem exatamente como Deus os fez e não saem dos instintos que foram criados. Portanto, ao casal cabe seguir tudo o que a Palavra ordena. A responsabilidade deles, como família, é ter a casa de Deus como sendo sua casa. Por isso é de total responsabilidade que ambos mantenham a casa de Deus como o melhor lugar do mundo para sua família.