O Peso Do Nome | Assim Está Escrito

(...) se pudesse colocar seu nome em uma balança, qual peso ele teria?

Já parou para pensar no peso que os nomes possuem, seja na assinatura, na indicação, nos termos de referências, e em bibliográficas, e nos conselhos, e nas orientações? Boa parte das vezes nem mesmo precisa-se sentar perto de uma pessoa para saber como é seu comportamento, se já possuirmos certo conhecimento sobre ela; ao saber seu nome e o legado deixado na história.

As pessoas, bem como os locais, objetos e também as empresas partilham dessa historicidade que tem tamanha capacidade decisória diante de escolhas e necessidades. Para se ter ideia, existem institutos que avaliam e validam marcas e empresas em quesitos financeiros. Em uma rápida pesquisa nos buscadores da internet poderemos ver isso com facilidade; muitas empresas estão no ramo de negócios e tecnologia (a título de curiosidade, das 100 empresas mais ricas do planeta, nenhuma delas é brasileira).

Sabia que quando se vai realizar algum tipo de financiamento, sobretudo em empresas públicas, por exemplo, financiamento habitacional, o banco possui um verdadeiro rastreador de todas as informações financeiras atreladas ao nome da pessoa que requereu junto a ele o financiamento? Pois é. As informações sobre esses dados ficam localizadas no Banco Central do país, entre outros “lugares”. Ou seja, se, ao requerer uma compra financiada, por algum motivo a pessoa omitir uma dívida, com apenas uma pesquisa rápida, a divida será revelada por seu nome negativado. Pode ser que uma pessoa que esteja com seu nome negativado até consiga o financiamento, porém, fará isso tendo menos benefícios, com menos probabilidade e menos garantias.

Bom, poderíamos citar outros exemplos, mas por tudo isso que foi dito até aqui, podemos ver a supra-importância do nome. Porém, nosso tema especificamente, é em outro aspecto mais profundo: O real nome! Até então falamos da sombra do nome, agora falaremos do verdadeiro.

Quando um servo do Deus Altíssimo lutava com o próprio Deus, perguntou-se sobre seu nome. Porém, não mais prevalecia o nome de Jacó, mas Israel; pois este prevaleceu na luta, deixando para trás uma velha e insípida vida. Seu nome foi mudado e sua história também (Gênesis 32 a partir do versículo 22).

Após passar por uma experiência impactante na vida, Manoá, pai de Sansão, desejou saber o nome do anjo com o qual havia tecido um diálogo. E a resposta? ‘…por que perguntas pelo meu nome? Ele é maravilhoso’. Isso está na Bíblia, no livro de Juízes (13:18), mas sugiro a leitura de todo o capítulo para uma compreensão melhor do contexto. Que nome!!!

Já exercermos o cuidado com os nossos nomes ao longo de nossa vida? Já refletimos sobre a grande importância da ‘saúde’ do nosso nome, seja na identidade, no diploma, nos registros de casamentos, nos contratos (de emprego, compra e venda), na indicação de um serviço? É um grande dever nosso zelar pela qualidade do nosso nome!

 

  • Como você deseja ser conhecido por onde passa?
  • Qual legado ardentemente pretende deixar no registro de sua história?

Isaías levou tão a sério a responsabilidade do nome, que ele registrou, notoriamente, algumas das qualidades do nome de ‘um Menino (nos nasceu)’: ‘Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz’ (Isaías 9:1-7).

 

  • Irmãos, vocês sabem qual é o peso desses nomes?

É de tão grande a importância o nome do nosso Deus, que o Todo-Poderoso deixou claro em um de seus mandamentos: ‘Não tomarás o nome do Senhor em vão, pois o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão’ (Êxodo 20:7).

O Salmista em suas preleções, sempre enaltecia o Nome do Senhor em seus escritos: ‘Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!’ (Salmos 8:9).

 

  • Deus não desonra aqueles que honram Seu nome! (Salmos 9:10).

Agora, o Deus Soberano que tem o prazer de ouvir Seu Nome nos lábios dos Seus filhos, não honraria aqueles que preservam os seus próprios nomes?

 

  • Não adiantará muito confessarmos que somos cristãos, se na “praça” nossos nomes estiverem irreconhecíveis como tal.

Qual a vantagem de ser conhecido pelo nome por duas modalidades?

Quer dizer, qual a vantagem de ser conhecido como um cristão e também como aquele que joga lixo na rua? Ser um dizimista e ao mesmo tempo uma pessoa que não realiza seus deveres cívicos? O que adianta cantar um hino calorosamente na rua e ao mesmo tempo chega recorrentemente atrasado no trabalho?

Até mesmo o nome ‘cristão’ possui uma responsabilidade enorme, embora, em tempos como o nosso, aparenta mais uma desconfiança do que credibilidade. No entanto, o cuidado e preservação do nome é o ativo mais valioso do planeta!

Não querendo finalizar um assunto tão vasto, mas já finalizando o artigo, sabemos o peso do Nome do nosso Deus em todos os sentidos: libertação, cura, poder, expressão, autoridade, conhecimento, vida. É um nome que tem preservação, referência, credibilidade, sabedoria, que evoca fé, esforço, paciência, temor!

E o que vemos em Hebreus 11? Nomes! Nomes dos heróis da fé! Pessoas que se preocuparam com O Nome Deus, pelo cuidado com seus próprios nomes expressados em condutas cristãs, que naturalmente refletia nos comportamentos diários!

 


E chegando ao fim desse artigo, cabe uma análise: se pudesse colocar seu nome em uma balança, qual peso ele teria?


 

Adquira Conhecimento

Adquira Conhecimento


2 comentários

  • Avatar
    Divina Pereira Maia

    18/01/2021 as 12:34

    Meu Deus que TREMENDO esse artigo sobre o peso do nome.
    Quantos cuidados devemos ter, meu PAI, a partir de hoje farei uma varredura, em minha vida para tentar responder à mim mesmo QUAL O PESO do meu nome,misericórdia ajude-me JESUS.
    Que Deus continue abençoando esse ministério.
    SHALOM AMADOS.

    Comentar

  • Avatar
    Alison zinato Vilela

    20/01/2021 as 14:00

    Com certeza o nome é extremamente importante em nossas vidas.Podemos constatar na bíblia as várias ocasiões em que o senhor Deus mudou o nome daqueles com os quais tratou Abrão Deus de Abraão, Salomão Deus chamou Jedidias, Jacó deus chamou Israel Em apocalipse o senhor Jesus diz que aquele que foi aprovado vai receber um novo nome escrito em uma pedrinha branca Temos o dever e o compromisso de zelar pelo nosso nome, sobretudo nós que somos cristãos.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]ssimestaescrito.org.br

31 2513-0657



Newsletter


Categorias