O Que O Tempo Fez Com A Tua Fé? | Programa Assim Está Escrito 291
Leitura Bíblica: II Pedro 3
Mensagem Citada: A Fé Testada Pelo Tempo
Através da leitura da escritura compreendemos que, o tempo e a repetição do passar dos dias trazem sobre nossas vidas ações, desânimo e desgaste da fé. E é por esse motivo que as escrituras nos advertem constantemente para que não caiamos na mesmice, pois assim, evitaremos de ficar entediados com a Palavra.
Hoje, um grande problema que há entre muitas pessoas é o desejo excessivo por adquirirem o que querem. Podemos ver que quando alguém está em busca obsessiva por algo, ela estabelece como princípios que precisa chegar onde quer por seus próprios méritos, nunca age de maneira sóbria, ignora os acontecimentos, espiritualiza as coisas naturais e elimina qualquer coisa que esteja em seu caminho; pois ela está fora do ponto de equilíbrio.
Por causa das concupiscências e da falta de equilíbrio as pessoas não olham para o cronograma de Deus e acabam desconsiderando as situações ao redor. Por exemplo, uma pessoa afobada perde a sequência dos acontecimentos das coisas de Deus. E uma pessoa afoita possui a ausência de uma característica que é inerente ao cristão: a paciência. Pois, uma pessoa impaciente sempre espera que as coisas se cumpram antes do tempo determinado. Mas todas essas características na vida de um cristão são motivos de desequilíbrio, e com o passar do tempo desgastam a fé.
Antigamente um contrato não era feito através de um papel, como é hoje. Um bom exemplo de como era feito um contrato é Deus e Abraão. Após terem feito um contrato verbal Abraão pegou um animal, o partiu em dois pedaços e ficou aguardando Deus cumprir a Sua parte, o qual era consumir o que havia sobre o altar. Vemos que antes de Deus consumir o sacrifício ele ficou exposto ao tempo, exalando mal cheiro até que aves apareceram e Abraão precisou enxotá-las; mas isso trouxe ânimo a sua fé. Abraão passou um dia inteiro executando sua fé e esperando a Deus. E a nossa fé precisa ser nutrida e alimentada dessa maneira, porque Abraão não deixou que o tempo e ações do tempo desgastassem sua fé.
Com o passar do tempo as pessoas se tornam desanimadas, o que é algo comum. Vemos que Jesus pensou em parar quando disse: “Pai, se for possível, passe de mim este cálice”, o profeta também pensou em parar. Até Elias pensou em parar, quando esteve sozinho. Mas Deus deu a ele um tipo de alimento que foi suficiente para seguir no propósito que tinha para cumprir. Com toda provação, eles pararam? Eles largaram a fé? Não. Mas se todos eles tivessem parado?
O que aconteceu com a nossa fé desde que nos entregamos a Jesus Cristo? Como está nossa intimidade com Deus? Ela está oxidada pelo tempo? Analisemos. Precisamos compreender que não é só ler e orar, é necessário que estejamos em movimento constante, se não iremos estagnar. Podemos observar que um dos grandes problemas na sociedade hoje é o sedentarismo. Mas, será que Deus quer fazer de nós sedentários com “tecnologia espiritual”? Não! Deus não faz isso. Ele nos dá batalha para vencermos. E o poder da Palavra falada é expressado durante a batalha. Compreendamos que Deus não está brincando! Ele não deseja vencer o inimigo com gestos, mas com ações. Deus requer que tenhamos ações constantes para vencer ao diabo.
É necessário que compreendamos uma coisa: ou estamos cheios de Deus ou estamos cheios do diabo; ou temos o batismo com o Espírito Santo ou a marca de satanás. É hora de colocarmos para fora, em forma de expressão o que temos absorvido da Palavra.