Para que Deus tem nos chamado?
Leitura Bíblica: Hebreus 11:32-41
Mensagens Citadas: Exposição Das Sete Eras – A Era Da Igreja De Pérgamo, A Visão De Patmos, A Era Da Igreja de Laodicéia; O Messias
O livro de Hebreus (capítulo 11) é conhecido como ‘a galeria dos heróis da fé’. E ao analisarmos a vida de cada personagem bíblico, com a nossa mentalidade humana, nos “assustamos”. Ficamos impressionados com a maneira como eles conseguiram viver suas vidas. Seriam eles pessoas sobrenaturais? Pessoas sobre-humanas?
Sobre esse assunto ainda cabe uma terceira pergunta: ‘conseguiríamos nós viver como eles viveram?’ Ao responder essa pergunta podemos cogitar em nossas mentes a possibilidade de ninguém mais alcançar tal tipo de vida. Porém, não é bem assim. Vejamos:
Se ficamos impressionados ao pensarmos que os personagens encontrados na galeria dos heróis da fé tiveram tantas atitudes heróicas, certamente iremos nos surpreender ao lermos a escritura citada, do verso 38 em diante; pois descobriremos que Deus designou atitudes ainda maiores do que aquelas para serem cumpridas em Seu povo nesses últimos dias, e que Ele está em ‘expectativa’ para que Seu povo as cumpram. E nós, através do cumprimento das profecias, sinais e acontecimentos temos crido que somos os últimos agentes do Senhor. Portanto, é através das nossas vidas que as “expectativas” de Deus têm que ser realizadas.
Ao lermos São Paulo falando, no verso 35, que alguns cristãos se recusaram a obterem livramentos, preferindo morrer, para que assim pudessem alcançar uma melhor ressurreição, compreendemos que tais atitudes foram causadas pelo fator: eleição. A eleição é uma virtude intrínseca (íntima, interna) de cada um deles. Com isso, nós podemos ver que eles não vieram à terra tornarem-se filhos de Deus, todavia vieram para reconhecer que ‘o’ eram. Assim, vemos que a eleição gera e possibilita atitudes.
Daí a necessidade de crermos na Palavra de Deus, e ao compreendermos Ela como a verdade, darmos o nosso ‘Amém’; que significa: ‘Assim seja’! Quando dizemos ‘amém’ à Palavra de Deus, estamos dizendo que o que foi dito por Ela tem liberdade para ser executado em nossas vidas. Isso é: “Senhor pode cumprir-Se em nossas vidas”.
Existem obras que só podem ser operadas através da Noiva de Cristo, e estas obras estão sendo ensinadas a cada culto, e conforme vamos ouvindo sobre elas já temos que ir manifestando-as. E isso faz com que o momento certo de falarmos ‘Amém’ não seja somente nos cultos quando o Espírito Santo nos ensina sobre tais obras. O grande segredo, é que a melhor forma de dizer amém à Palavra é com atitudes; nos momentos de realidade; quando estamos “sóbrios”; necessitados de expor aquilo que foi falado. Pois Deus só coloca o poder de ‘falar a Palavra’ naqueles que estão conectados com a Palavra porque eles executarão a vontade de Deus e não as suas próprias vontades. E isso é o que fez aqueles serem considerados como ‘os heróis da fé’.
Quando a Igreja que somos nós, recebe esse poder dado por Deus, ela passa a não estar mais enraizada nas concupiscências deste mundo. Quando satanás tentou a Jesus, foi pela capacidade que Jesus tinha de obter tudo o quanto quisesse. Mas, Jesus mostrou que as coisas de Deus não são bem assim. As bênçãos de Deus são infinitas e Ele quer que as peçamos intensamente. Porém, nós não devemos fazer isso de forma irresponsável.