Por Que Buscas Por Sucesso? | Assim Está Escrito

Às vezes nos esforçamos tanto para realizar sonhos que não nos pertencem e nos desgastamos demais para alcançar objetivos que não almejamos com sinceridade, apenas porque queremos a admiração de pessoas com as quais convivemos, ou aceitação em algum ambiente social que estamos inseridos; e isso não produz sucesso.

Podemos associar muitos dos nossos anseios por alcançar determinados objetivos a três definições: VAIDADE, AMBIÇÃO E SUCESSO.

Quem é que nunca almejou ser melhor do que é, ou ter mais do que aquilo que tem, principalmente financeiramente? E quem é que não busca pelas suas realizações e desejos? Mas, a pergunta que não quer calar é: quem já parou para pensar no ‘porquê’ de tudo que almejamos e buscamos?

Muitos dos nossos esforços e dedicação para alcançar os nossos ‘SONHOS’ se resume em: ‘buscar pelo ‘SUCESSO’. Todos queremos conquistar coisas. Mas, vale saber qual é o verdadeiro motivo que nos tem movido a lutar por elas. Não estaríamos nós cedendo à vaidade de possuir algo pelo qual muitos iriam nos admirar? Não seria apenas ambição?

Esse texto quer te levar a uma reflexão: Você busca por sucesso pessoal ou por admiração?

Vejamos: 

 

VAIDADE

Muitos de nós, provavelmente, atribuímos a essa palavra um significado relacionado ao cuidado e a importância que as pessoas dão a beleza, ao aspecto físico. Essa definição não está incorreta, mas a ‘vaidade’ possui um significado mais abrangente do que esse que é tão conhecido. Ela está associada a toda e qualquer valorização própria, como a projeção de si mesmo; quando o principal objetivo é alcançar admiração, reconhecimento e aprovação do outro. E representa também, o desejo por aceitação pessoal; seja física, financeira e/ou intelectual.

O que quero mostrar com isso, é que, muitas vezes nos esforçamos, buscamos e até nos enfadamos por aquilo que pode ser apenas ‘vaidade’. E que nos ocupamos tanto buscando alcançar o que até então é só desejo, que não somos capazes de desfrutar daquilo que já possuímos.

“Porque, que mais tem o homem de todo o seu trabalho, e da aflição do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol?

Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.

Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.”

Eclesiastes 2:22-24

 

AS AMBIÇÕES

O conceito encontrado nos dicionários define essa palavra como: “forte desejo de riquezas ou poder, glórias ou honras; anseio constante de alcançar determinado objetivo ou de obter sucesso; pretensão e aspiração”. A ambição resume-se em ‘buscar o melhor para si’. No entanto, como começamos falando, é essencial identificarmos o ‘porquê’ das nossas ações em prol do que queremos obter; pois muitas vezes elas ‘retornam ao conceito de vaidade’ que falamos acima.

Lembremo-nos de Salomão que quando estava em Gibeão, Deus lhe disse: “Peça o que você gostaria que eu lhe desse.”. E Salomão poderia ter pedido por riquezas, prosperidade e sucesso em seu reinado; mas, com humildade, pediu por sabedoria (I Reis 3:5-⁠9). Também podemos nos inspirar na irmã Hattie Mosier que quando lhe foi concedida, pelo nosso Profeta William Branham – inspirado por Deus, a oportunidade de pedir o que desejasse, pediu pela conversão dos seus dois filhos (Mensagem: Como Fui Com Moisés, Assim Serei Contigo, parágrafos 171-175).

Agora, seja sincero, e se no final dessa conversa eu te perguntar o ‘porquê’ de você estar buscando por uma determinada realização (pessoal), você será capaz de me responder de forma convincente?

Analisando os dois temas que tratamos acima, vemos que podem fundamentar a nossa busca pelo ‘sucesso’. E falando nele, vamos à reflexão.

 

SUCESSO

É imprescindível que levemos em consideração a essência do que nos move quando pensamos em nosso ‘sucesso’. Além disso, é necessário que entendamos o que ‘o sucesso’ significa para cada um de nós; pois o conceito de uma mesma palavra pode variar de pessoa para pessoa. E se a sua realidade não pertence à outra pessoa, a sua perspectiva de ‘sucesso’ certamente será diferente da dela.

Isso significa que enquanto alguns buscam por realizações que envolvem o ‘ter,’ ou seja, possuir algo (bens materiais, poder econômico e/ou social e etc.). Outros estão investindo no ‘ser’, que se refere ao crescimento pessoal; que é relativo a comportamento e intelecto, e pode estar ligado aos aspectos espirituais, naturais ou a ambos.

Devemos buscar entender os motivos do que queremos, pois eles irão moldar as nossas ações em prol daquilo que buscamos. Às vezes nos esforçamos tanto para realizar sonhos que não nos pertencem e nos desgastamos demais para alcançar objetivos que não almejamos com sinceridade, apenas porque queremos a admiração de pessoas com as quais convivemos, ou aceitação em algum ambiente social que estamos inseridos; e isso não produz sucesso.

E pensando nisso, hoje trago um conselho para você: seja original. Busque por aquilo que te faça crescer em todos os sentidos que desejar; mas lembre-se que todas as suas ações são como sementes de espécies frutíferas; quando ficam apenas nas mãos, quando não são semeados (realizados) são apenas sementes. São apenas sonhos. Quando sementes são lançadas na terra, começa o processo de crescimento; e este é semelhante aos seus esforços e aos caminhos que estão sendo trilhados para alcançar o seu alvo. Já os frutos (bons ou maus), que em nosso contexto representam as realizações pessoais (boas ou más), são os resultados de todo o caminho que você percorrerá para chegar naquilo que buscava: o sucesso.

E para complementar, leia os livros de Provérbios e Eclesiastes, eles te influenciarão a compreender e saber lidar com seus quereres.

4 comentários

  • Avatar
    Jânio Vicente

    19/02/2020 as 09:20

    Tenho acompanhado todos os sites da mensagem há muito tempo, não conhecia este até semana passada estou maravilhado com a qualidade e variedade de material disposniblizado, nunca vi isso em nenhum outro web site com tanta frequência e qualidace, certamente todo crente da mensagem devia acompanha este site (deixo aqui minha admiração e agradecimento a igreja de Belo Horizonte e ao pastor Vanderlei).

    Comentar

  • Avatar
    Sara Cristina

    19/02/2020 as 10:50

    Muito bom!!!

    Comentar

  • Avatar
    Wanderson moreira de paula

    20/02/2020 as 08:22

    Eu gostei muito as vezes corremos atrás do vento mas quando depositamos os nossos anceios nas mãos do todo poderoso eu creio que alcançaremos creio q pr tudo tem um tempo determinado louvo a Deus pelo ministério q cuida da minha alma e da minha familha creio o q Deus vai fazer em minha vida e pela vontade Dele então corro pelo prêmio com paciência obrigado por tudo estão de parabéns tenham todos um bom dia na presença de Deus

    Comentar

  • Avatar
    Adilson Martins Gonçalves

    21/02/2020 as 09:59

    Que matéria! “Vinho novo”.
    Jesus Cristo continue abençoando, Inspirando, e: Revelando.

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657