Deus abençoe a cada um!
“Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.”
1 Coríntios 7:10-14
Vez ou outra, vemos preciosos irmãos/irmãs que aceitam a Cristo como Senhor de suas vidas, mas a esposa/marido não acompanham esta decisão, e isso se torna uma grande dificuldade para esses, pois havendo a necessidade de uma vida pautada pela Palavra, muitos obstáculos devem ser ultrapassados nessa caminhada.
Quando a escritura base do nosso assunto diz “[…]o marido descrente é santificado pela mulher e a mulher descrente santificada pelo marido[…]”, podemos ver o tamanho da responsabilidade de um cristão/cristã que vive essa situação.
Talvez se torne mais fácil pensar; se agora sou uma cristã/cristão e meu marido ou esposa não é, eu devo sair desse casamento para viver para Cristo, mas esse é um pensamento que não deve existir, pois, a Bíblia diz que se o marido ou esposa descrente consente em habitar, não o deixe, somente se ele tomasse esta decisão dizendo: te abandonarei porque você se tornou um cristão/cristã.
O nosso foco aqui é: como/qual deve ser a atitude de um cristão que vive a situação de ter uma esposa ou marido descrente?
A própria Palavra nos dá a chave para esta pergunta! Quando diz que o marido descrente é santificado pela mulher, e a mulher santificada pelo marido.
Na mensagem ‘Perguntas e Respostas n°1’ foi feita uma pergunta ao profeta William Branham, observe:
“30. Irmão Branham, minha esposa e eu fomos separados. Ela está requerendo um divórcio. Ela não é cristã, e eu creio na mensagem e desejo que ela seja salva (Não é isso agradável? Esse é um real espírito cristão. Vêem? ) …que devo fazer? Temos também dois meninos. Assinou seu nome.
265 Irmão, observe; deixe-me dizer-lhes, ela vai mover um divórcio, esse é Satanás. Vê? Não deveria fazer isso, porém se és cristão e nada no mundo fizeste para dificultar essa mulher, é pois Satanás fazendo isso. Ele simplesmente está tratando de te dilacerar.
266 Agora, se ela é uma das escolhidas de Deus, virá a Ele. Se não é, ela não é digna de preocupação. Então se o fazes… Se te preocupas, perderás tua saúde e isso é o que Satanás quer. Apenas encomende a Deus a coisa completa e prossiga servindo a Deus tão contente quanto possa estar. Deus se encarregará do resto. “Todo aquele que o Pai me der virá a mim”. Ajoelha-te, eu orarei contigo ou algo. Orarei pelo assunto. Apenas diga: “Senhor Deus, eu a amo; ela é a mãe de meus filhos” (se ela o é) e diga: “eu… eu apenas encomendo a coisa completa a Ti, Senhor. Os quero salvos, Tu sabes que sim; porém não posso ir mais além. Ela vai se divorciar de mim de todos os modos. Nada tenho feito, se tenho feito, revela-me: irei corrigir. Farei qualquer coisa”. Então encomende ao Senhor e simplesmente deixe. Prossiga vivendo do mesmo modo… como se nada houvesse ocorrido. E Deus cuidará do resto.”
Um comportamento como esse de orar e descansar em Deus, mesmo em uma situação tão adversa, só se alcança sendo santificado pela Palavra, pois ela nos transforma, nos enche, nos ensina e então depois podemos aplicar tudo em nossas vidas em qualquer circunstância. Sejamos santificados pela Palavra a cada dia.
Queridos irmãos e irmãs, apenas vivamos uma vida quieta na presença de Deus e ele se encarregará de suprir todas as nossas necessidades. Que Deus abençoe a cada um!