Série: Experiência, Maturidade e Sabedoria – Parte 3

Observe, todo conhecimento para ser de fato proveitoso deve ser primeiramente analisado se é correto ou não, e, em seguida, aplicado.
Sabedoria

Deus abençoe a cada um!

A Sabedoria não pode existir sem experiência e maturidade, elas estão interligadas e uma produz a outra, sequencialmente. Normalmente, as pessoas confundem sabedoria com conhecimento e capacidade de persuasão, mas a sabedoria está muito mais ligada ao discernimento.

Veja o que o profeta diz acerca de conhecimento (ciência) na mensagem ‘A Estatura De Um Varão Perfeito’, parágrafo 91:

91. Agora primeiramente temos fé, logo virtude, e em terceiro lugar acrescentemos ciência. Agora isso não quer dizer ciência do mundo, porque isso é loucura para Deus; mas esta é a ciência para julgar. Para julgar o que? O bem do mal. E como se julga? Se temos ciência cristã juntamente com a fé e virtude, julgamos se a Palavra é correta ou não. Se você pode pôr a um lado todos seus credos e toda sua incredulidade e tudo o que diz que tem feito, então terá ciência para crer que Deus não pode mentir.

Em nenhuma maneira; antes seja Deus verdadeiro, mas todo homem mentiroso.  Romanos 3: 4.

Observe, todo conhecimento para ser de fato proveitoso deve ser primeiramente analisado se é correto ou não, e, em seguida, aplicado. Em nossas vidas surgem inúmeras oportunidades que pensamos ter a informação (conhecimento) correta e não a temos, o que gera grandes problemas.

Se vamos tratar em nossas casas com esposa, filhos e marido, saibamos se a informação que temos está correta, pois, se não estiver, podemos causar um dano maior. E é por isso que a sabedoria está mais ligada ao discernimento do que ao conhecimento pois o discernimento nos faz analisar todos os detalhes de uma situação para não cometermos erros.

Leia o capítulo 3 de 1º Reis, onde nós podemos ver o mais sábio dos homens, que foi Salomão, em atuação (claro, como um tipo de Cristo).

Duas mulheres se colocam diante dele com um problema: ambas dizendo ser mãe da mesma criança. Ele analisa os detalhes usando o dom de discernimento (sabedoria) e assim, pôde determinar quem na verdade era a mãe da criança.

Saibamos irmãos e irmãs observar os detalhes em cada situação, seja em nosso dia a dia ou, quando precisarmos analisar algo acerca da Palavra. Isso é de fato sabedoria: analisar tudo e reter o que é correto.

Apenas duas escrituras para meditarmos:

Atos 17:11

11. “Os Bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.” – Leia todo o capítulo para uma melhor compreensão! 

I Tessalonicenses 5:16-21: 

16. “Regozijai-vos sempre.

17. Orai sem cessar.

18. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

19. Não extingais o Espírito.

20. Não desprezeis as profecias.

21. Examinai tudo. Retende o bem.”

Shalom!

Min. Adelson Santos

Min. Adelson Santos

No ano de 2003 foi chamado para integrar o corpo de diáconos o qual serviu com uma dedicação digna de ser mencionada, cumprindo com responsabilidade, disponibilidade e sempre com muita determinação para com o ministério que a ele foi outorgado até o dia 3 de janeiro de 2016; Quando foi convidado pelo pastor Wanderley Lemos, a fazer parte do corpo ministerial no qual de igual forma tem empenhado-se para contribuir com o crescimento da igreja; passando então a ministrar no Tabernáculo, nas congregações, auxiliando em visitas hospitalares e residenciais, realizando os batismos dos novos convertidos que o Senhor tem acrescentado a esta casa e recentemente passou a cuidar da congregação que está situada em São Sebastião da Barra, a 340 km de Belo Horizonte.


2 comentários

  • Avatar
    João Laudevar

    17/04/2020 as 09:12

    Obrigado meu meu Sr.Jesus Cristo pôr mais um encinamento nesta manhã maravilhosa que o nosso Deus vos abensoua a todos.

    Comentar

  • Avatar
    Sara Luvira

    21/04/2020 as 19:30

    Amém
    Deus o abençoe
    É muita benção!!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657



Newsletter


Categorias