Não Vos Prendais a Um Jugo Desigual | Pr. Wanderley Vilaça | 22/11/2018

Leituras Bíblicas: II Coríntios 6:14-16; Malaquias 2:10-13

Mensagem Citada: A Era Igreja de Laodicéia

A Palavra de Deus é um “entrelaço”. Ela não é como um novelo de lã que não se pode achar uma ponta. E sendo como um entrelaço, Ela conecta Escritura com Escritura.

Em Malaquias 2, podemos ver o propósito de Deus para com Judá, o qual consideramos como sendo “excelente”. Este, casou-se com uma filha de um deus estranho; ele buscou um jugo desigual. Porém, Deus tinha um projeto para sua vida e para sua família. No entanto, Judá não deu importância para o que Deus amava. O profeta diz que, quando Deus nos chama para fazer algo, Ele fica aguardando o cumprimento daquilo. E vezes, podemos pagar algum preço desnecessário por não cumprirmos aquilo.

Podemos ser virgens néscias por um tempo, pois ‘virgem néscia’ é um “estado”. E aquelas que não receberam a “Abertura da Palavra” são néscios. Todavia, isso não significa que todos que a receberam são prudentes. Pois há muitos néscios ao redor da “Fonte de Azeite” (o pregar da Palavra Aberta) que está jorrando, e eles não estão colhendo. E por não estarem colhendo, suas lâmpadas não funcionarão o dia que precisarem usá-las. Está sendo Deus mau conosco? Não! O azeite foi derramado. Nós que não colhemos.

Quando duas pessoas se unem, às vezes, o néscio é mais influente entre os dois, assim ele impede o prudente de ir buscar a Deus. E ao se casar com alguém que só gosta de festa, seja ela qual for… Deus não está dando derramando nenhuma gota de azeite em festas. Deus está Se derramando na igreja.

Eva foi tirada de dentro de Adão, quando Deus a fez. Precisou Deus dividir uma “matéria-prima” para fazer algo bonito? Porque Deus não pegou o barro? Porque Deus não foi na eternidade (lugar de espíritos e teofanias) e tomou um espírito de lá para fazer uma companheira para Adão? Não tinha muitos espíritos sobrando? Porém, Deus adormeceu Adão, tirou uma parte do seu espírito e uma de suas costelas e fez Eva, e a entregou para Adão. Deus fez assim porque Ele buscava uma semente de piedosos.

Judá se comportou como quis, porém, Deus estava observando as consequências de suas ações. Mas quando Judá teve um filho com a mulher certa (Tamar), Deus aceitou e tomou o seu filho. Judá não precisava mais de cuidar de seu filho, era Deus quem cuidava. De igual forma, nós também queremos ser uma família de piedosos, a qual Deus pode criar e cuidar de tudo. Assim, o nosso plano de saúde será Eterno! O nosso Médico (Deus) será o Médico dos médicos. E o nosso provedor será Deus!

“Na mensagem, A Era Igreja de Laodicéia, o profeta diz: “Há um preço a ser pago por aquelas vestes, e este o preço é o preço da separação.” Há momentos que temos que nos separar até dos amigos da igreja; por serem carnais. Pois Deus não tem liberdade para entrar em amizades carnais. É necessário abandonar esse peso morto. E agirmos desta forma, alguns poderão perguntar: “E o Amor Divino?” E então poderemos responder: “E o amor à Deus?” A Palavra diz: “Amarás o Senhor, teu Deus, acima de todas as coisas.” “Isso significa separar-se de crentes carnais que estão te criticando, e caminhar sozinho com Cristo”.

No casamento, quem é mais importante? Tanto o homem quanto a mulher têm o mesmo valor. Essa igualdade mostra que nenhum é melhor que o outro. As pessoas não são produtos. Não podemos tratar nossa esposa como um “capacho”. Ela foi tirada do homem!

Uma casa é como um carro que possui apenas um volante, e Deus deu esse volante para o marido. Sendo assim, ele tem que ser habilitado para conduzir essa casa até onde ela deve ir. No entanto, a esposa pode solicitar ao marido que a leve em algum lugar, mesmo não estando no volante. Mas se não estiverem em equilíbrio, ambos poderão danificar o carro (a família). Ou seja, serão conduzidos à um caso de divórcio. Muitos têm se desequilibrado, conduzindo o volante de maneira irresponsável. Pois tomaram para si um jugo desigual. E agindo assim, muitos homens serão culpados por destruírem suas famílias e por recusarem o azeite que foi derramado na igreja.

Deus tem um propósito para a semente de piedosos. Sendo assim, se desejamos que nossos lares sejam melhores, fechemos os nossos olhos e reconheçamos o quanto erramos. Pois Deus tem poder suficiente para transformar qualquer casa, desde que haja reconhecimento. Deus é maravilhoso e compassivo. Sua misericórdia dura para sempre! E quanto mais tiramos d’Ele, mais Ele tem para dar. Deus é Deus em qualquer lugar, e assim sendo, Ele pode nos ajudar de qualquer forma!

Postar um comentário: