Graça e paz!
Chegamos a mais um passo na estatura de um varão perfeito: Paciência. É… Paciência! Aí está uma das coisas mais difíceis de se ter nestes últimos dias. Dias estes de imediatismo, dos stories, dos flashes. Tempos em que os homens não esperam nem mesmo os alimentos alcançarem seu amadurecimento natural. Que coisa! Diante desse quadro, como pode a Bíblia nos cobrar ter paciência? Parece impossível não é mesmo? Mas vos digo que Deus deixou o caminho a ser trilhado e provou que é possível!
Afinal, o que é paciência? Paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional. Ou seja, é quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração. A paciência é principalmente baseada na tolerância para com os erros alheios e/ou diante de situações e fatos indesejados. O ato de ter paciência pode também significar perseverança em relação a algo, como uma resposta, situação ou ação que aparentemente não tem previsão para se concretizar.
Na mensagem ‘A Estatura de Um Varão Perfeito’, no parágrafo 143, o profeta nos traz a definição a qual quero me ater. Lembrando que jamais podemos excluir ou nos esquecer dos degraus percorridos anteriormente, pois a recomendação bíblica é de acrescentarmos um ao outro.
“Paciência com quem? Que classe de paciência? Em primeiro lugar devemos Ter paciência com Deus. Se você tem fé genuína, então terá paciência genuína, porque sabendo que a prova de vossa fé obra paciência. Tiago 1:3″.
Observe que são feitas duas perguntas. Pelo dicionário temos várias definições para a palavra paciência, mas percebemos pelo profeta a necessidade de exercermos a paciência para com as pessoas. Porém, requer-se uma classe específica desta virtude, afinal, esta pessoa “é” Deus! E segundo o profeta é a paciência de Deus. Veja o quanto isso nos coloca em aperto, pois não a temos nem com nós mesmos, como foi mencionado na introdução. Mas, se chegarmos a ter essa classe de paciência acrescentada à fé genuína, ao tomar as promessas de Deus para as nossas vidas não teremos dúvidas. Mesmo que aparentemente as evidências demorem a serem vistas, jamais iremos questionar o tempo de Deus, pois Ele sabe o que é melhor em sua estação própria.
Jovens, eu sei o quanto somos ansiosos para alcançarmos o que almejamos e, na maioria das vezes, não queremos respeitar o tempo de amadurecimento para chegarmos a isso. Todavia, não deixe esta ansiedade te consumir, pois Deus está no controle de tudo e ao Seu tempo Ele te dará aquilo que você precisa.
Para finalizarmos, gostaria de tocar em algo muito comum entre os jovens: a pressa em namorar. Muitas vezes é pelo fato de estar ficando “velho” ou porque os amigos já estão em um namoro. Não tome suas decisões baseadas nisto. Posso afirmar que esta decisão será segundo as suas concupiscências, podendo não estar de acordo com a vontade perfeita de Deus.
Vos deixo um conselho: ore, espere no Senhor e assim você será abençoado. Veja o que diz no livro de Salmos: “Esperei com paciência no SENHOR, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmos 40:1). Espere no Senhor, pois Ele é a resposta para tudo em nossas vidas.
Deus vos abençoe!
4 comments
Sara Cristina
24/06/2020 at 09:51
Muito bom!! Como almejo ter a paciência de Deus!! Maravilhoso!! Deus continue abençoando o senhor irmão Efraim! 🙌🙏
Isabel Freitas
24/06/2020 at 10:25
Que artigo maravilhoso!!! Que Deus me enche da Tua paciência!! Como a Bíblia é perfeita! Acredito que em Eclesiastes 3:1 se encaixa perfeitamente na paciência de Deus! Como precisava disso!!! Deus continue abençoando Efraim, para que Ele possa continuar te usando para abençoar nossas vidas!!
Ylberty souza Oliveira
02/07/2020 at 00:00
Muito bom e maravilhoso tema claro devemos ter sempre esta paciência com Deus e também ao esperar as coisas nos tempo certo.Deus abençoe
Ione Lopes
04/07/2020 at 00:26
Tenho certeza da paciência que Ele teve comigo, especialmente nos últimos 40 anos, mas pode ser que não hajam outros 40 e eu nem quero , senão que Ele me ajude a ter em mim, uma fração dessa paciência.