Leitura Bíblica: Salmo 103
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu santo Nome”. Salmos 103:1
Em vários momentos de nossas vidas, Deus permite que passemos por situações que aparentemente não tem proveito nenhum e a única certeza que conseguimos extrair dessas situações, na maioria das vezes, é a fadiga. Mas como filhos de Deus, precisamos entender que até as lutas que enfrentamos nos trarão benefícios. Portanto, como cristãos, é necessário que sempre saibamos identificar as bênçãos que Deus coloca ao nosso redor, para que em meio à qualquer situação, possamos bendizê-Lo.
A misericórdia, a graça, piedade e longanimidade de Deus, são bens distribuídos a nós, que muitas vezes são distribuídos através da palavra de um pastor, ministro, e até mesmo, de algum irmão ou irmã. Por esse motivo, precisamos entender que somos benefícios na vida um do outro. E ao falarmos palavras que edificam trazemos algo da parte de Deus para nossos irmãos. Sabendo disso, é necessário que reflitamos: “Nossas palavras tem beneficiado ou edificado alguém que está desanimado?”
Por termos recebido Jesus em nossas vidas, nós nos tornamos Ele. E por sermos Ele hoje, na terra, nossas vidas precisam emanar Seus benefícios.
O verso 7, do Salmo 103, mostra que Deus sempre está atento a nossos caminhos e feitos, porém, mesmos estando ciente de tudo, não nos trata de acordo com os nossos pecados e iniquidades. Isso nos mostra que, mesmo quando não conseguimos bendizê-Lo por estarmos aflitos por problemas, Ele, com sua imensa graça, afasta de nós as transgressões.
Precisamos entender que até os fatores climáticos, sejam eles: chuva ou calor, trazem benefícios para nós. Pois, ao enviar ambos, Ele está suprindo as nossas necessidades. E Ele espera que sejamos mais sensíveis a isso.
Em Romanos 8:31, Paulo diz: “Se Deus é por nós, então quem será contra nós?” Tendo a revelação dessa escritura a nosso favor, podemos chegar à conclusão de que, até mesmo, as obras do diabo servem de benefício para nós. Sejam pra nos trazer para mais perto de Deus, nos corrigir ou para provar a nós mesmos o quanto estamos firmados na Palavra. Devemos estar certos de que Deus sempre faz as coisas para nos beneficiar.
Ao contar acerca da mãe águia que causou desconforto em seus filhotes ao tirar a pele macia de coelho que abrandava os efeitos dos galhos e espinhos do ninho, o profeta William Branham explica que só fazendo daquela maneira, ela conseguiria instigá-los à voar. Assim é conosco. Determinadas situações da vida é Deus tirando o nosso conforto para que os espinhos nos cause o desejo de alçar voo.
Mantenhamos sempre em mente: Ele veio à terra e nos deu Sua vida como benefício para que pudéssemos carregar a Palavra hoje, tendo a consciência de que esse é o maior benefício que Ele pode nos dar. Mesmo que Ele nos encha de benesses naturais, como: saúde, prosperidade e bens, a maior contribuição de Deus na vida de um eleito é a Eternidade, na promessa de um novo corpo, um novo céu e uma nova terra. Por esse motivo, até mesmo a morte, não pode separar-nos do amor de Deus, pois, até mesmo ela, significa uma benção.
“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” (Romanos 8:35) O que pode nos separar de Cristo, sendo que mesmo as coisas consideradas ruins, nos vêm somente para nos trazer mais benefícios? Mesmo em todas essas coisas podemos dizer: “Somos mais que vencedores”!