Você Conhece O Poder Das Especiarias?

1
O uso de ervas e especiarias no preparo dos alimentos é uma excelente escolha para reduzir o consumo excessivo de sal e realçadores de sabor. Afinal, quem não gosta de uma comida bem temperada, não é mesmo?

O perfil alimentar do brasileiro está cada vez mais preocupante devido ao alto consumo de ultraprocessados ricos em gorduras ruins, açúcares e sódio, alguns dos responsáveis pela maior ocorrência de obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemia e câncer entre a população.

Geralmente, os industrializados contêm muito sódio, o que piora a hipertensão e causa disfunções nas mitocôndrias (estruturas presentes nas células, produtoras de energia e outras funções). Portanto, danos nas mitocôndrias causam sérios problemas ao corpo todo.

O uso de ervas e especiarias no preparo dos alimentos é uma excelente escolha para reduzir o consumo excessivo de sal e realçadores de sabor. Afinal, quem não gosta de uma comida bem temperada, não é mesmo?

Segundo definições da ANVISA, ervas ou plantas são folhas frescas ou secas; especiarias são as outras partes das ervas (raízes, caules, brotos, cascas, flores, sementes, talos), usadas para incorporar sabor ou aroma aos alimentos e às bebidas; já os temperos são misturas de especiarias e outros ingredientes.

As ervas e especiarias catalogadas pela ANVISA na RDC 276 (2005) são: açafrão, aipo, alcaçuz, alcaparra, alecrim, alho, alho-poró, anis-estrelado, baunilha, canelas, cardamomo, cebolas, cerefólio, coentro, cominho, cravo, cúrcuma, curry, endro, erva-doce, estragão, feno-grego, funcho, gengibre, gergelim, hortelãs, alcaravia, louro, manjericão, manjerona, menta, mostardas, noz-moscada, oréganos, papoula, páprica, pimentas, pimentões, raiz forte, salsa, sálvia, tomate, tomilho, urucum e zimbro.

A maioria delas são originárias de países mediterrâneos, do Oriente Médio ou da Ásia. Muitas são usadas desde os tempos antigos egípcios e romanos, com propósitos medicinais e, de fato, os benefícios dessas ervas têm sido amplamente pesquisados nas últimas décadas.

Note essas informações sobre algumas especiarias mais usadas popularmente:

  • Açafrão-da-terra ou Cúrcuma longa: possui diversos compostos bioativos, principalmente a curcumina, com propriedades: antioxidante (combate os radicais livres), anti-inflamatória, anticarcinogênica, antimicrobiana, hepatoprotetora (protetora do fígado) e neuroprotetora (protetora do sistema nervoso central).

É importante destacar que a curcumina não deve ser aquecida e, por não ser bem absorvida no organismo, seu consumo deve ser associado à piperina, composto bioativo da pimenta-do-reino, para que juntas tenham o efeito desejado.

Por isso, sempre use a cúrcuma com um pouquinho de pimenta-do-reino (quem não tem intolerância ou alergia).

  • Alho: o alho cru e picado ou amassado possui altos teores de alicina, a qual é anti-inflamatória, antitrombótica, controla a pressão arterial, o colesterol e a glicose, melhora o sistema imune e a saúde cerebral.
  • Tomilho: além de ser usado para temperar carnes, molhos e legumes, pode ser usado como antimicrobiano, antioxidante e estimulante do apetite; para combater espasmos (contração muscular involuntária), tosse e parasitas do intestino (vermes); para melhorar o metabolismo da glicose e dos lipídeos.
  •  Pimentas vermelhas: são ricas em vitamina C, carotenoides, compostos fenólicos e capsaicinoides, os responsáveis pelo ardor das pimentas.

A capsaicina possui efeitos: antiapoptótico (contra morte precoce das células); antioxidante; anti-inflamatório; neuroprotetor; analgésico; anticarcinogênico; estimulante das mitocôndrias; redutor do risco de doenças cardiovasculares, pulmonares, pruridos, coceiras e alergias; acelerador do emagrecimento (associada à alimentação saudável e atividade física).

  • Canelas: existem várias categorias de canelas que são classificadas conforme a origem. Seus compostos exercem efeitos antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano, antidiabético (controla a glicose), hipolipemiante (controla o colesterol), anticarcinogênico e antiobesidade.
  • Gengibre: o gigerol e o 6-shogaol são os principais compostos bioativos do gengibre, muito eficientes no combate às náuseas e vômitos na gestação. Aliás, essa é uma das poucas especiarias de uso liberado para gestantes.

Seus efeitos se estendem como: anti-inflamatório; antioxidante; protetor das articulações, músculos, coração, cérebro; regulador da glicemia; analgésico, antimicrobiano e indutor da termogênese (aumento do gasto energético e redução de gordura corporal).

Sugestões de uso: bater em sucos, temperar carnes e caldos.

  • Alecrim: dentre seus vários compostos bioativos, estão o ácido ursólico, presente também no manjericão e no orégano. É antioxidante, neuro, cardio e hepatoprotetor e anticarcinogênico.

 Sugestões de uso: chás, temperar carnes e batatas.

Especiarias ricas em quercetina:

Quercetina é um dos antioxidantes alimentares mais importantes, sendo anticarcinogênica, hepatoprotetora, antidiabética, anti-inflamatória e antibacteriana.

Está presente em diversos alimentos, inclusive no manjericão, salsa, coentro, endro, orégano, cominho, cardamomo e algumas pimentas.

Existem muito mais informações sobre as especiarias e seus benefícios para a saúde, motivos capazes de incentivar o seu uso constante, agregando valor nutricional ao prato.

Comente e compartilhe esse post com alguém!

Mariana Macedo

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


Um comentário

  • Avatar
    Júlia Campos

    07/07/2021 as 09:24

    Quanta informação. Obrigada por compartilhar conosco doutora Mariana. Excelente!

    Comentar

Deixe um Comentario

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


[email protected]

31 2513-0657