Você quer ser 12 por 8?

shutterstock_560263513
A Hipertensão arterial ou “pressão alta” é uma doença crônica onde a pressão fica acima do limite avaliado normal, o desejável 12 por 8 (120/80 mmHg). Na prática, valores entre 12 por 8 e 14 por 9 podem ser classificados como ‘normal limítrofe’ (apontado normal dependendo do histórico familiar do paciente, dentre outros fatores) de acordo com avaliação médica.

A Pressão arterial é a força que o coração e as paredes das artérias fazem para bombear o sangue com o objetivo de levar nutrientes e oxigênio para todo o corpo.

A Hipertensão arterial ou “pressão alta” é uma doença crônica; pressão fica acima do limite avaliado normal, o desejável 12 por 8 (120/80 mmHg). Na prática, valores entre 12 por 8 e 14 por 9 podem ser classificados como ‘normal limítrofe’ (mensurando normal dependendo do histórico familiar do paciente, dentre outros fatores), de acordo com avaliação médica. Acima de 14 por 9 é considerado hipertensão, de fato.

Sabia que se você tem familiares hipertensos e anda muito estressado, está acima do peso, tem uma alimentação desequilibrada, consome poucos vegetais e frutas, ingere muito sal e gordura saturada, não pratica atividade física, tem diabetes e/ou está com o colesterol alterado, tem maior risco/potencial de desenvolver hipertensão? Além disso, é comprovado que o sobrepeso e a obesidade podem adiantar em até 10 anos o aparecimento dessa doença.

Então o que fazer para reduzir a possibilidade de desenvolver hipertensão?

Entenda: Quando a pressão fica constantemente alta, alguns órgãos e estruturas corporais importantes como o coração, cérebro, rins, olhos, artérias, entre outros sofrem maior desgaste e isso influencia no desenvolvimento de doenças nesses locais. Portanto, se sua pressão está acima de 12 por 8, já é um alerta para que você faça controle e mude os hábitos de vida reduzindo o estresse e o peso (em caso de sobrepeso), deixando o sedentarismo, mudando a alimentação, e em muitos casos usando medicamentos prescritos por um médico.

Um estudo mostrou que além dessas mudanças citadas acima, uma alimentação rica em fitoquímicos, cálcio, magnésio e potássio previne e controla a hipertensão. Esses nutrientes são encontrados nos seguintes alimentos: uva, banana e abacate; beterraba, couve e espinafre; grão-de-bico, gérmen de trigo e aveia; nozes, gergelim, semente de girassol descascada, castanha e amendoim; peixes; leite e derivados.

Mantenha seu prato sempre colorido, com variedade de legumes e verduras!

Seja 12 por 8! Confira regularmente sua pressão arterial e mude seus hábitos de vida!

Se você quer saber mais sobre saúde e alimentação, ou ficou com alguma dúvida, esteja à vontade para participar com seu comentário. Aproveite esse espaço que só existe por você!

Mariana Macedo

Sou Mariana V. T. Macedo, Nutricionista, (CRN9 - 11.884), formada e atuante na área clínica há quase 10 anos. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva e em constante evolução em todas as áreas da vida. Minha missão é ser uma agente transformadora da saúde e pensamento das pessoas, tendo em vista que um corpo saudável necessita de cuidados que vão muito além do peso, além de uma simples dieta e contagem de quilocalorias. Além da estética.


5 comments

  • Débora Fernandes Marques

    04/02/2020 at 12:25

    Deus está no controle de tudo em nossas vidas! E assim como o hino Ele nunca nos deixará desamparados!🙌

    Reply

  • rosangelaf.paixao@gmail.com

    04/02/2020 at 12:53

    Parabéns …pela coluna quais os riscos da preciso baixa para idoso??por exemplo 9/6?

    Reply

  • Doralice Reis

    04/02/2020 at 16:17

    Assim como a hipertensão, também temos que tomar cuidado com a hipotensão. Esse desequilíbrio da pressão pode nos causar graves danos em nossa saúde. Excelente texto, Dr. Mariana, me informou muito bem.
    Deus abençoe!

    Reply

  • Raquel Aline

    05/02/2020 at 10:27

    Gostei demais! Obrigado Dr. Mariana

    Reply

  • Edmea raimunda do amaral

    07/02/2020 at 07:13

    Sou hipertemça e tenho uma constipação crônica intestinal que quando ataca fico até 1 mês ou pouco mais tentando controlar isto..e tenho notado que isto causa dores nos ossos e esquecimento.as vezes até esqueço que é isto que causa problemas.gostaria de mudar meus hábitos alimentar pra melhorar isto.materia muita boa.quase que bem lembrado no meu caso.causa ate depressão.obrigado Dra Mariana

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre nós

O Tabernáculo Belo Horizonte, uma congregação cristã, firma-se sobre as bases do Ministério Assim Está Escrito, edificado com a misericórdia e graça de Deus desde 1976, quando o pastor Wanderley Pereira Lemos começou esta tão grande obra nos pilares daquela mensagem, originada do nosso Senhor Jesus, na busca daqueles que O adorem em Espírito e verdade.


contato@assimestaescrito.org.br

31 2513-0657



Newsletter

[contact-form-7 id=”2056″ title=”Newsletter form”]

Categorias