Você Sabe O Que É Auriculoterapia?
![2[1]](https://assimestaescrito.org.br/wp-content/uploads/2021/06/21.png)
Auriculoterapia não parece ter qualquer relação com a Nutrição, mas no fim do artigo você vai entender a importante ligação entre uma e outra.
Historicamente, a medicina exercida em diversas culturas, desde a antiguidade, teve suas origens principais na China (medicina oriental) e na Grécia antiga (medicina ocidental).
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema de tratamento de saúde utilizado há milhares de anos no oriente, sendo considerada uma importante medicina alternativa e complementar no mundo ocidental.
Seus recursos terapêuticos para restaurar a saúde são variados e incluem orientação alimentar; fitoterapia (prescrição de ervas medicinais); práticas corporais e mentais; acupuntura (estimulação de determinados pontos na pele com agulhas ou calor).
Em resumo, originalmente a MTC é baseada nos conceitos milenares de que o organismo humano: possui uma energia vital (de origem); possui energias opostas e complementares que, em desequilíbrio, ocasionam doenças; possui um sistema de meridianos e colaterais (canais por onde circulam energias e sangue, conectando todo o corpo); possui um sistema de órgãos e vísceras relacionados aos cinco elementos da natureza (água, fogo, terra, madeira e metal); possui cada uma de suas partes refletindo a situação do todo (por exemplo, é possível diagnosticar doenças analisando a língua, a face, o pulso e as orelhas do paciente).
Fora os conceitos originais, atualmente, a ciência moderna e a OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhecem que a estimulação de pontos pelo corpo oferece inúmeros benefícios à saúde, dentre eles, a liberação de neurotransmissores no sistema nervoso central e outras substâncias responsáveis, por exemplo, pela analgesia (alívio de dores), alívio de estresse, restauração de funções orgânicas e até melhora do sistema imune!
A auriculoterapia ou auriculoacupuntura é um ramo da acupuntura, que consiste na estimulação de pontos presentes na orelha, correspondentes às regiões do corpo, com o objetivo de tratar diversos problemas de saúde. Essa terapia deve ser aplicada por profissional habilitado, utilizando diferentes materiais: agulhas específicas, sementes de mostarda, esferas, cristais, eletroestimulador.
A auriculoterapia, usada há cerca de dois mil anos na China, recebeu, no século passado, uma importante contribuição de Paul Nogier, um neurologista francês que percebeu que a orelha humana tem o formato de um feto invertido.
A partir dessa imagem (feto invertido), foi possível definir um mapa da orelha com cerca de 200 pontos de tratamento. Isso fez muito sentido, considerando que a orelha é uma das poucas estruturas do corpo humano desenvolvidas diretamente das três partes principais que formam o embrião (estágio anterior ao feto). Portanto, os estudos que surgiram tempos depois reconheceram a orelha como um microssistema, que quando manipulado, é capaz de intervir no corpo como um todo.
Poucas pessoas sabem que em 2006, no Brasil, foi implantada a PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares) pelo Ministério da Saúde, que oferece a acupuntura, a auriculoterapia e outras terapias alternativas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
E por que associar auriculoterapia ao tratamento nutricional?
A maior parte das pesquisas mostram grandes benefícios dessa terapia no tratamento mais “rápido” e efetivo da obesidade, com redução da fome excessiva, da ansiedade, depressão, do peso e das medidas.
Existem também outras pesquisas mostrando os benefícios da auriculoterapia e Nutrição no tratamento de outras condições de saúde, dentre elas: intestino preso; esofagite; hérnia no estômago; insônia; fibromialgia; dores articulares; fraturas; diabetes; hipertensão arterial; dislipidemia; baixa produção de leite pós-parto; labirintite; menopausa; disfagia pós AVC (dificuldade para engolir depois de um derrame), prevenindo assim a desnutrição e pneumonia por aspiração.
Esse foi mais um tema sugerido, então, se você gostou, comente e deixe a sua sugestão também!
Que Deus abençoe a todos!