Não precisa ser um grande neurocientista e nem mesmo um estudioso do comportamento humano para saber que como seres humanos, somos seres completamente sociais. Com exceção daqueles que possuem algum transtorno de sociopatia ou psicopatia.
- Sociopatia: Transtorno que mostra consistentemente uma falta de consideração pelos sentimentos dos outros ou pelas violações dos direitos das pessoas.
- Psicopatia: Falta de consciência e empatia, tornando-o manipulador, volátil e muitas vezes (mas não é sempre) criminoso.
Cabe dizer que todos os sociopatas e psicopatas do mundo não somam mais que 1% da população. Ou seja, 99% da população é social.
Mas o que quer dizer ser social? O homem é por natureza um ser social, que não pode ser privado de estar em sociedade. Ser social é precisar construir relações com outras pessoas. E é por causa dessa característica (ter desejo por interações com outras pessoas) que construímos tantas relações ao longo da vida: relações de amizade, relações amorosas, profissionais, religiosas e outras.
E a verdade é que não é novidade que sejamos assim, afinal, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e Deus é social:
“Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.
Mateus 18:20
“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.”
Apocalipse 3:20
Então, se há uma característica que predomina em todas ou em pelo menos em 99% das pessoas, essa é a sociabilidade (tendência para viver em sociedade, em comunidade).
Depois de ler na Bíblia sobre essa característica natural do ser humano, não precisamos que ninguém diga mais nada para confirmar o assunto. Não é mesmo?! Contudo, podemos usar a ciência para reafirmar o que a Bíblia diz sobre isso.
Uma rápida pesquisa no google nos levará a encontrar dezenas de estudos científicos que comprovam: o ser humano é um ser EXTREMAMENTE social.
E é justamente sobre esse ponto de vista dos estudos que vamos falar a partir desse ponto da nossa conversa, pois a neurociência comprovou em seus muitos estudos que essa característica, a sociabilidade, desenvolve nas pessoas um interesse gigantesco pela vida dos outros. Estranho, não é? Mas, essa é a verdade dos fatos. E as redes sociais estão comprovando isso cada vez mais.
As pessoas gostam de saber uma da vida da outra. E é deste gosto “natural” por saber mais sobre o outro, que surge o que é definido como fofoca.
Vejamos o que o dicionário diz sobre a fofoca:
“Dito cheio de maldade; disse me disse; mexerico. Aquilo que se comenta com o intuito de causar intrigas. Conversa sem fundamento; especulação. Ação ou efeito de fofocar, de bisbilhotar, de divulgar os segredos de outras pessoas.”
Comentário: quão perversa é uma pessoa fofoqueira, não é mesmo?! Que Deus tenha misericórdia de nós!
Vejamos o que encontramos na Bíblia sobre a fofoca, com base no significado acima:
“Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando”.
Provérbios 13:3
“Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade”.
2 Timóteo 2:16
Precisamos entender que a fofoca não é apenas uma palavra. A fofoca é uma ação dentre as poucas ações executadas pela nossa língua. E temos um conselho de Deus sobre isso:
“Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.”
Salmos 34:13
Tem uma curiosidade muito interessante sobre a fofoca, que vale a pena repassar aqui: A fofoca anda de mãos dadas com a hipocrisia. Sempre que a fofoca é pauta de uma pesquisa, a maior parte das pessoas dizem detestar essa prática. No entanto, a maior parte das pessoas praticam a fofoca.
Ora, se a fofoca é algo tão ruim e “odiado”, por que as pessoas continuam a praticar?
Uma das respostas para essa pergunta é dada pela ciência através de mais estudos: falar da vida alheia é prazeroso para o nosso cérebro, alimenta o nosso ego e muitas vezes esconde as nossas próprias mazelas, incapacidades e delitos, e por isso ela já virou parte da rotina das pessoas.
A fofoca é uma perversidade. Ela faz parte do lado perverso do ser humano. E se o homem, ao receber o Espírito Santo perde a natureza perversa, fazer fofoca é uma evidência do ‘não ter o Espírito Santo’.
“O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.”
Provérbios 11:13
Ou seja, o mundo pode conviver com a fofoca, embora ela seja algo ruim até mesmo para ele. E o mundo até pode encontrar prazer nela. Mas, os cristãos não podem. O Espírito Santo não habita em meio a maldade. Então, é preciso que nos livremos, também, da perversidade da fofoca para recebermos o Espírito Santo.
5 formas para vencer o hábito da fofoca
1- Dedicar mais tempo às coisas de Deus
Quando uma pessoa dedica mais do seu tempo a Deus, ela não dá lugar para que Satanás a use para cometer perversidades.
2- Dedicar mais tempo ao autoconhecimento
Falar da vida alheia é, geralmente, uma forma de compensar as mazelas da própria vida. Portanto, dedicar mais tempo a nos conhecer, resolver nossos problemas e nos aperfeiçoar em algo, tornará a nossa vida mais interessante e eliminará a necessidade de falar da vida alheia.
3- Dedicar mais tempo ao aprendizado
Pessoas inteligentes preferem o silêncio da sabedoria, a tolice das palavras mal ditas (mal faladas). Logo, se dedicar ao aprendizado de algo novo, de si próprio e/ou da própria Palavra de Deus, evitará a prática da fofoca.
4- Desenvolver o pensamento crítico
Pessoas que desenvolvem o pensamento crítico adquirirem o hábito da reflexão. E com isso antes de falar ou fazer qualquer coisa, se perguntam: “O que eu tenho a ver com isso? Por que devo dizer isso? Quem sou eu para falar ou fazer tal coisa?” E fazendo isso, param de se envolver com o que não lhe diz respeito.
5- Desenvolver o amor e a empatia pelo outro
Pessoas empáticas se colocam no lugar das outras, e, portanto, tendem a pensar duas vezes antes de falar aquilo que não desejam ouvir sobre si mesmas. Pessoas que amam não têm perversidade alguma contra as outras pessoas em si.
“Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos;”
1 Tessalonicenses 4:11
Extra:
“Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda.”
Provérbios 26:20
“O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más.”
Provérbios 15:28
“A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.”
Provérbios 6:19
5 comments
Raquel Aline
05/11/2020 at 09:16
Assunto super válido e necessário. Deus continue dando inspiração! Gostei muito.
Ione Lopes
05/11/2020 at 09:56
Me ajudou muito!
Que Deus continue me dando graça !
Carla
23/11/2020 at 21:18
Muito obrigada, que Deus abençoe quem disponibizou o conteúdo.
Lírio Gerson Carlos
26/11/2020 at 10:00
Conteúdo muito proveitoso e benéfico. Deus abençoe e continue inspirando mais.
Ione Lopes
02/12/2020 at 10:54
Estou lutando a cada dia….E vencendo!
Graças dou ó Senhor, pela fofoca não transmitida….
Que muito male poupou!🙏