Como Nada Tendo E Possuindo Tudo?

  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura

Síntese do Culto

Pregador: Min: Fernando Alves
Leitura Bíblica: II Coríntios 6:7–10
Mensagem Lida: Possuindo Todas as Coisas

Estamos vivendo no tempo da abertura do Livro. Na percepção profética, isso significa compreender que, quando o pecado entrou e tomou ocasião, o profeta declara que, no Éden, o diabo estava muito interessado em um título de propriedade, nos direitos da redenção. Mas Satanás nunca pôde colocar suas mãos sujas nesse tipo de propriedade, pois, antes que ousasse pegar aquele título, quando Adão e Eva saíram do jardim, ele já havia voltado ao dono original.

O retorno do título de propriedade ao dono original significava algo: nós, os herdeiros, estávamos momentaneamente em uma condição de não termos acesso àquilo. Mas qual é o ápice do plano de redenção? Deus, um dia, devolveria aos herdeiros tudo aquilo que Adão perdeu. Por isso, em Apocalipse 10, quando o anjo forte desce com o Livro aberto, isso significa para nós, herdeiros, a nossa libertação. Significa que nós, agora, como Igreja do Senhor, como Sua esposa, temos acesso a tudo aquilo que Adão perdeu; todos os direitos da redenção foram devolvidos a nós.

Jamais conseguiríamos enumerar as bênçãos que a redenção contempla, mas uma coisa é certa: ela é plenitude. Deus tem plenitude de bênçãos para nós, pois a redenção que Ele opera em nosso favor não é limitada; ela é plena. Se quisermos um exemplo, basta olharmos para o primeiro Êxodo. Quando o profeta toma aquela série de mensagens sobre redenção, ele prega ‘Redenção Pelo Sangue’, ‘Redenção Pelo Poder’, Redenção Em Plenitude e Em Regozijo’. Ele mostra que, quando Deus estabelece um plano de redenção, primeiro manifesta a força e o poder do Seu Sangue por meio da expiação.

No primeiro Êxodo, um cordeiro foi sacrificado — um inocente — para que o sinal fosse exposto e o anjo da morte não tivesse direito de tocar aqueles que estavam com o sangue nos umbrais das portas. Mas Deus não parou aí: enviou uma coluna de fogo para guiar Seu povo de dia e de noite, abriu o mar para que passassem e os conduziu em meio ao Seu poder, para que cressem.

Esse não foi o ápice nem o ponto final. O profeta prega a Redenção Em Plenitude e Em Regozijo, pois, quando se está sob o Sangue e sob o Poder de Deus, compreende-se que se possui a Plenitude da Redenção; e, então, pode-se e deve-se regozijar, alegrando-se plenamente. E, por meio disso, temos a certeza de que Deus nos ama — e nos ama tanto que não nos predestinou para vivermos uma vida aquém. Ele nos ama tanto que nos deu direitos plenos e está interessado em que vivamos na plenitude que Ele nos tem dado.

Tudo o que precisamos está ao nosso alcance agora mesmo. O que Deus tem para nós supera e vai muito além das nossas expectativas, mas Ele quer que lutemos para possuir o que já nos deu.

O profeta afirma, na mensagem ‘Possuindo Todas as Coisas’, parágrafo 59, que, se precisarmos de cura, a promessa já é nossa; porém, consegui-la não é fácil. Temos que tirá-la das garras de Satanás. Se Satanás rouba nossa saúde, temos o direito de ordenar que nos devolva, pois viemos em nome do Senhor, o possuidor dos céus e da terra, e somos herdeiros d’Ele: devolva-nos. Satanás não pode reter nada de nós; basta apenas irmos a ele com autoridade escriturística, com fé, e declararmos: “É meu; largue-o; Satanás, deixe-o. Você o tirou de mim, devolva, pois estou avisando: há um aviso escrito na Palavra; os céus e a terra passarão, mas este aviso não passará. Assim, venho com esse aviso informá-lo de que Jesus Cristo disse que tudo o que eu pedir ao Pai, em Seu nome, Ele me dará. Largue-o, pois vim com autoridade escriturística; sou crente”.

A única coisa necessária para vencer toda incredulidade é a nossa fé, pois tudo o que precisamos já nos foi suprido por Deus; só temos que tomar posse disso. A luta mais urgente diante de nós é possuir o que Deus já nos deu. Muitas vezes não dimensionamos a grandeza do poder da Palavra de Deus, mas Ele deseja que a entendamos e confiemos Nela a ponto de não nos movermos fora do que a Palavra de Deus quer que façamos.
A Palavra falada rompe dimensões, rasga véus e cumpre o propósito para o qual foi enviada. Esse é o princípio básico da fé cristã. O Senhor Jesus Cristo, em todas as Suas obras, mostrava que Sua Palavra funcionava, e, em nossos dias, ainda tem provado Sua eficácia diante dos nossos olhos.

No ministério do profeta, na manifestação do Filho do Homem nestes dias, temos inúmeros exemplos e testemunhos da Palavra de Deus funcionando. Deus está nos mostrando que Sua Palavra continua funcionando e que somos herdeiros dessa mesma Palavra. Se funcionou no ministério de Elias, não funcionaria também no ministério de Eliseu? Tem que funcionar. E não apenas tem que funcionar: já está funcionando.
Há mais de Deus para ser derramado em nossos corações: mais fé, mais virtude, mais paciência. E nós desejamos isso e dizemos: “Eis-nos aqui, Senhor”. Queremos tudo aquilo que Deus preparou para nós, pois, como herdeiros e descendência real de Abraão, herdamos todas as coisas.

Não podemos limitar a Deus, como o peixinho que pensa que a água do oceano acabará. As bênçãos que o Senhor tem reservadas para nós nunca esgotarão; Suas bênçãos são inesgotáveis. Só há uma condição: andar pelo caminho provido por Deus.

Se olharmos para a vida dos heróis da fé, Abraão, por exemplo, não era um super-homem que nasceu com uma constituição diferente da nossa; mas Deus tinha um chamado para ele e o fez pai de nações, pai da fé. Assim como Abraão, temos obtido vitórias sobre reis de Sodoma. Aquilo que é nosso, Deus está nos entregando; cada bênção prometida na Palavra de Deus nos pertence.

Glorificar a Deus é muito mais do que apenas dizer “glória a Deus”; é um comportamento, uma atitude de adoração constante a Ele, dizendo: “Senhor, eu Te glorifico porque o Senhor me chamou para cumprir, em minha vida, promessas das quais sou herdeiro”.
Um dos enganos de Satanás é pensar que um cristão não pode ser feliz; mas, ao contrário, o povo mais feliz da face da terra são os cristãos, pois somos herdeiros da alegria e temos o direito de ser felizes. Nada pode roubar nossa paz. E, se o diabo pensa que as circunstâncias — ainda que Deus permita que ele faça certas coisas — vão tirá-la de nós, ele não pode e não vai, pois estamos sob a atmosfera da Palavra de Deus, sob a autoridade escriturística da promessa de Deus.

Precisamos exercer o poder de adorar a Deus em circunstâncias que nos parecem contrárias; isso é poderoso, funciona, e nós somos os maiores beneficiários. O profeta diz que, se somos herdeiros de tudo, então tudo está sob nossos pés: a morte está sob nossos pés, a incredulidade está sob nossos pés, o túmulo está sob nossos pés, o inferno está sob nossos pés, o pecado está sob nossos pés. Tudo está sob nossos pés; somos herdeiros.
O significado bíblico de trono é domínio, e o profeta afirma que somos herdeiros do trono e vamos nos assentar com Ele em Seu trono; ou seja, um domínio que Ele conquistou. Mas esse domínio não é algo que vamos usufruir apenas no futuro; já estamos usufruindo e precisamos colocá-lo em prática. O pecado não será dominado por nós somente no milênio; há uma classe de pessoas, agora, que o diabo não pode fazer pecar.

Se cremos na Palavra de Deus e a recebemos, somos um ventre no qual a Palavra pode produzir o resultado daquilo que Deus deseja manifestar. Às vezes, paradoxalmente, alguém pode não entender por que passamos por tantas provações. Mas, em 1 Pedro, capítulo primeiro, está escrito: “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, honra e glória, na revelação de Jesus Cristo.” Nossa fé será provada, nossa revelação será provada, mesmo quando confrontados com várias provações, pois temos uma promessa.
No tempo mais perigoso da história, em que o diabo tem apontado todas as suas armas contra nós, no tempo mais enganoso, pela graça de Deus estamos firmados em Sua Palavra. Não é por acaso que estamos aqui; é graça, é bênção, é Deus mostrando que é cumpridor de promessas.

As batalhas espirituais nós vencemos espiritualmente; não as vencemos com carne e sangue. Para herdarmos todas as promessas, para herdarmos essa possessão adquirida na plenitude do regozijo, é rompendo dimensões espirituais que conseguiremos. O que Deus nos prometeu, Ele é fiel para cumprir.

Deixe um comentário

Este post tem um comentário

  1. Tiago José

    Graças a Deus pelo privilégio de ouvir e sentir as palavras de Cristo penetrar em nós! Louvado seja o Senhor!