Como Se Aproximar de Deus Para Revestir-se da Palavra!

  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

Síntese do Culto


Pregador: Min. Sérgio Lopes
Leitura Bíblica: Salmos 32:1-2
Mensagens Lidas: Revesti-vos de Toda a Armadura de Deus; | Deus Tem Um Caminho Provido; | Testemunhas; | Ministério Explicado.

É perceptível que, para se aproximar de Deus, é necessário revestir-se de toda a armadura de Deus. Aquele que busca ao Senhor, enquanto se pode achá-Lo (Isaías 55:6), será revestido por Ele. No entanto, há requisitos para isso. Ou seja, não se pode chegar a Deus de qualquer maneira. Nosso Deus é maravilhoso — disso temos plena certeza! A presença do Espírito Santo nos revela essa maravilha, pois Deus tem sido bondoso para conosco. Tudo o que precisamos, recebemos por Sua provisão.

Mas como nos aproximar de Deus? Vemos isso em Salmos 32: “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri” (Salmos 32:5). Como resultado, encontramos: “Todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar” (Salmos 32:6). A pessoa que se aproxima do Todo-Poderoso não o faz de qualquer maneira, mas com confissão sincera. Sendo assim, os problemas que nos atingiam antes tornam-se limitados diante da nossa nova posição de aproximação com Deus.

Do que precisamos hoje? De cura? Então, acheguemo-nos diante d’Ele! Muitas vezes não alcançamos êxito porque não confessamos nossas transgressões a Deus. Há uma maneira verdadeira de se chegar a Ele. Quando agimos de forma incomum — como ao ferir nossos irmãos ou cultivar pensamentos irreverentes — isso nos distancia de Deus. Precisamos nos aproximar da Palavra da forma como Deus nos aceita, revestindo-nos d’Ele a cada dia.

O profeta William Branham menciona que Paulo se refere a um soldado que não se veste de qualquer maneira, mas se reveste para lutar e enfrentar o conflito, sentindo-se preparado. O mensageiro desta era reforça, em suas falas, a urgência de estarmos revestidos. O inimigo pode nos atacar a qualquer momento. Mas será que ele consegue atingir um filho de Deus revestido e confesso? O que limita o cristão é a ausência de rendição e arrependimento.

“Todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar” (Salmos 32:6). Precisamos reconhecer o quanto dependemos de Deus em nosso cotidiano! Como disse o salmista, devemos desejar ardentemente habitar em Sua casa (Salmos 27:4), aproximando-nos cada vez mais d’Ele. Davi primeiro se aproximou de Deus arrependido, confessando seus pecados, sentindo-se seco e infrutífero (Salmos 32:4, 5 e 7). Através disso, vemos que, após o arrependimento, há gozo e alívio — a ausência de um grande fardo.

Por que insistirmos em algo que não nos leva a lugar algum? Temos um Lugar para ir. Vamos nos achegar todos os dias à presença do Senhor, com corações compungidos e arrependidos. Deus separou um povo para ser Sua esposa. Ele conheceu cada um antes da fundação do mundo, pagando um preço imensurável por todo esse Plano. Deus fez bem em nos nomear para vivermos como santos, exaltando Suas obras e prodígios.

Amamos contar as histórias bíblicas como ações e experiências dos grandes heróis da fé. E o que Deus faz agora? Ele nos prepara, nos posiciona para falarmos em Seu nome. Podemos não ser reconhecidos aos olhos do mundo, mas aos olhos de Quem nos criou e nos elegeu, somos parte de um Grande Plano. Ele veio e nos deixou a melhor arma, a melhor maneira de nos achegarmos a Ele. Seria difícil demais se não houvesse um Calvário, uma Redenção. A cada culto, nos aproximamos mais de Deus!

Por vezes, algumas pessoas não conseguem perceber o quanto foi providenciado um caminho de fuga das armadilhas do mundo e dentro dele. Mas Deus nos colocou assentados em lugares celestiais. Isso é grandioso!

Pode um soldado enfrentar uma batalha sem armas? Temos todas as ferramentas para lidar com a realidade mundana: o revestimento da Palavra de Deus e a aproximação constante a Ela são fundamentais.

Deus tem nos mostrado um caminho para chegar até Ele. Mas como nos aproximar d’Ele? De qualquer maneira? Vejamos Hebreus 13. Quando nos aproximamos de Deus com um coração confesso, Ele garante o poder de Sua Palavra por meio do Sumo Sacerdote. Devemos nos achegar a Deus como Davi: de forma sincera, correta e provida por Ele.

Com Deus, não há nada que possa impedir minimamente Seus filhos — de corações confessos e sinceros — de alcançar as bênçãos do Senhor. Pela Sua graça, Deus nos concedeu o direito de andar em Seu caminho. E esse caminho é uma vida de arrependimento e rendição. Deus sabia que Seus filhos não conseguiriam caminhar sem Ele. Sempre ouvimos os constantes clamores por socorro dirigidos a Deus, e Ele ama nos acolher. Precisamos nos aproximar, arrepender e render-nos a Ele.

Sabe o que podemos carregar aqui na Terra? Bênçãos e provisão de Deus — e não problemas, dificuldades ou preocupações. Não precisamos andar carregando pesos desnecessários. “Ele tem um caminho para tudo o que precisamos”, diz nosso profeta. A dificuldade foi tomada sobre Ele. As culpas, por não nos arrependermos, Ele já levou sobre Si.

Muitos não encontrarão os caminhos de Deus por estarem buscando os seus próprios. Mas é maravilhoso encontrar os caminhos que Ele pensou para nós. Não iremos decepcionar a Deus: encontraremos e permaneceremos em Seus caminhos.
Qual é o caminho para chegar à salvação? Apenas um: Ele. Uma paz que emana de um único caminho.

A situação mais difícil, até mesmo para o eleito, é chegar diante de Deus. Há impedimentos ao redor do eleito, cercando e dificultando sua aproximação a Ele. Vimos isso nas orações do profeta Daniel (Daniel 10:11–14). E não somos menos que Daniel, que foi um mordomo de Deus para cuidar de nós hoje. Daniel nos alertou sobre a existência de um reino inabalável do qual fazemos parte. E qual deve ser nossa atitude? Fazer um sacrifício: rendição e confissão. Graças a Deus, podemos nos expor diante d’Ele — diante de Alguém que nos traz vida e reconciliação todos os dias.

Observemos a ordem da Palavra (como nos lembra o irmão Branham) na aproximação a Deus: primeiro, acredite que Ela existe; então, Ela será dada a nós; façamos a confissão; creiamos em Deus. Deus tem o compromisso de cumprir Sua Palavra. Ele é infalível, não pode mentir, Sua Palavra é verdadeira. E nós cremos que tudo o que precisamos, teremos.

Deixe um comentário