Síntese do Culto
Pregador: Min. Jhony Pimenta
Leitura Bíblica: Gênesis 24:58
Mensagens citadas: Tempo de Decisão | Os resultados da Decisão
Na Bíblia, vemos que grandes homens de Deus sempre tomaram decisões importantes diante de situações desafiadoras. Abraão, por exemplo, confiou que Deus proveria uma solução mesmo diante da possibilidade de perder seu filho. Após passar pela prova, decidiu que o filho da promessa deveria se casar com alguém da linhagem correta. Ele tomou uma decisão após a outra, sempre com base na vontade perfeita de Deus.
Da mesma forma, hoje também enfrentamos decisões diárias a respeito do que fazer, com quem nos relacionar e como superar as provas que surgem em nosso caminho.
Quando Deus chamou Abraão para sair de sua terra, em nenhum momento explicou como ele deveria caminhar ou onde iria dormir. Deus deu apenas uma ordem, e Abraão, sem duvidar, creu e seguiu, caminhando pela fé.
O efeito de sua fé foi grande: Deus entregou um país a um homem que saiu de onde nasceu sem sequer saber para onde iria.
Esse é um dos maiores desafios atualmente. Muitas vezes nos preocupamos mais com o “como” do que com o “porquê”. Queremos saber como Deus irá agir em nossas vidas diante de determinadas promessas, como iremos vencer certas provas, se conseguiremos suportar.
No entanto, precisamos nos apegar ao porquê, pois se fazemos algo, é porque Deus disse. O como e o quando isso terá efeito devemos deixar nas mãos de Deus.
Percebe-se que, quando uma pessoa serve a Deus sem se preocupar com o “como”, ela
deixa testemunhos marcantes para outras pessoas.
Abraão, por exemplo, deixou um grande testemunho para Eliezer. Quando pediu a Eliezer que buscasse uma esposa para seu filho, Eliezer sabia que Abraão era um homem em quem Deus realizou grandes obras. Por isso, antes de tomar qualquer decisão sobre qual moça escolher, Eliezer orou a Deus.
Antes de buscar qualquer solução, ele buscou ao Senhor, levando sua necessidade ao Sumo Sacerdote das nossas confissões. Eliezer confiou em Deus e, quando confiamos n’Ele antes mesmo de termos qualquer sinal de sucesso, Deus honra a situação.
No caso de Eliezer, o sinal pelo qual ele havia orado foi realizado.
Na mensagem ‘Os Resultados da Decisão’, o profeta nos ensina que para tudo há um tempo adequado para se tomar uma decisão.
Abraão agiu no momento adequado ao perceber que Isaque precisaria de uma esposa, pois sabia que seu filho deveria ter um lar cristão e correto, no qual Deus fosse o centro. Isso nos mostra a grande responsabilidade de confiar no julgamento de Deus e em Sua resposta, mesmo quando, por vezes, ela é contrária à nossa vontade ou nos parece estranha. Devemos obedecer à decisão de Deus sem duvidar.
O que ocorre em nossos dias é que muitas pessoas não oram antes de agir. Depois, buscam a misericórdia de Deus, ou tentam resolver os problemas por meio de suas próprias habilidades e intelecto, sem buscar o conselho do Senhor e sem se submeter ao
Seu julgamento. Isso é o que causa dores e uma vida de dificuldades.
A confiança em Deus é algo tão sobrenatural que, muitas vezes, não conseguimos compreendê-la plenamente. Rebeca, por exemplo, decidiu se casar com Isaque sem nunca o ter visto, nem sequer por uma imagem, já que naquela época não existia fotografia. Ela fez sua escolha pela fé, mas sabemos que era Deus agindo em ambos os lados da situação.
Deus trabalha em nossas decisões quando elas são baseadas em oração e confiança n’Ele.
Assim como as decisões tomadas com Deus são sobrenaturais, as decisões das pessoas que vivem no mundo também o são, porém influenciadas pelo lado maligno, levando a
atitudes insensatas que passam a ser vistas como normais e comuns.
Vivemos em um tempo em que Deus está oferecendo misericórdia, mas muitos preferem seguir seus próprios caminhos, buscando aproveitar a juventude e deixando de lado a decisão mais importante: servir a Deus.
Uma das coisas mais valiosas e inestimáveis desde a queda de Adão é o tempo. Muitas vezes, adiamos diversas tarefas, inclusive o servir a Deus, a oração e o cuidado com nossa vida espiritual. Falta tempo para ler a Bíblia, meditar nas mensagens, ir aos cultos e testemunhar. Isso ocorre porque, frequentemente, não temos fé suficiente para vencer nossos problemas e acabamos presos em um ciclo de pressão, pecados e erros, permanecendo caídos.
A Bíblia diz que o justo pode cair sete vezes, mas sete vezes Deus o levanta. Se o justo persevera e dedica tempo a Deus, Ele reconhece e valoriza esse esforço. Que não venhamos a adiar o que Deus tem para nossas vidas, nem a hesitar em corrigir ou melhorar aquilo que precisa ser transformado. Que possamos estar nas mãos do maior Oleiro deste mundo, Aquele que é capaz de tomar um barro sem forma e fazer dele algo precioso.
Deus é especialista em mudar quadros de maneiras que ninguém entende.
Jesus Cristo não se envergonha de nos chamar de irmãos. Ele também tomou uma decisão por amor a nós, como vemos em Lucas 22:42: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua.” Cristo morreu por nós, mesmo conhecendo todos os nossos erros, e ainda assim, não se envergonha de nós. Uma decisão foi tomada em nosso favor, mas o que faremos com isso?
Que possamos estar em um lugar onde Deus se orgulhe de nossas atitudes, tomando decisões pautadas pela Palavra de Deus e buscando primeiro o Reino de Deus, mesmo sem garantias de sucesso imediato.
Deus, como Pai, nos vê e acredita em nós, mesmo quando não enxergamos nada de bom em nós mesmos. Ele vê o ouro, mesmo quando ainda existem apenas minerais que ainda nem se uniram para formá-lo. Se Ele nos escolheu, nada é por acaso.
Que possamos ser dignos deste Evangelho e que, após ouvirmos estas palavras, estejamos decididos a buscar mais a Deus, tomando atitudes que nos aproximem de Cristo.

‘Que possamos ser dignos deste Evangelho e que, após ouvirmos estas palavras, estejamos decididos a buscar mais a Deus, tomando atitudes que nos aproximem de Cristo.’
Sim, meu Deus!!!