Gostaria de iniciar esse texto com a seguinte pergunta: Você está satisfeito?
Talvez você acabou de comer algo, conseguiu uma promoção no emprego, recebeu uma boa notícia que aguardava à muito tempo, se formou na faculdade, comprou um carro novo, fez aniversário e recebeu vários presentes. Mas lá no seu interior, bem no fundo, você está satisfeito?
Vamos refletir nesse momento sobre uma satisfação plena e não uma satisfação momentânea. Uma sensação de saciedade que independe do mundo exterior. Mas alguém poderia dizer: Eu estou realmente satisfeito com o objetivo que eu atingi. E, eu te pergunto: Está mesmo?
Vivemos em uma era de insatisfações, as pessoas nunca estão satisfeitas com nada. Se ganha um salário de R$ 10.000,00 em pouco tempo precisa aumentar seus ganhos, pois este já não é suficiente para suprir todas as “necessidades” daquela pessoa/família. Se compra um carro novo, em alguns meses um lançamento é melhor do que o atual e você passa a ter um novo objetivo, uma nova meta e outra vez se encontra insatisfeito.
Existe alguma evidência maior de insatisfação do que o Divórcio? As pessoas se casam com planos de viverem juntas a vida toda e em poucos anos, ou até mesmo meses, seu cônjuge não é mais suficiente para manter o relacionamento feliz.
O problema é que hoje temos visto uma promoção da insatisfação e a satisfação, na verdade, é vista como um comodismo. Somos influenciados a buscar sempre mais. Mais dinheiro, mais conhecimento, mais poder, mais status social, mais reconhecimento. A justificativa é que precisamos viver em uma constante evolução. Do contrário nos tornamos ultrapassados e aquém do padrão da sociedade. E isso tudo por quê?
Agora, ouçam atentamente. A razão pela qual as pessoas fazem isso é porque Deus as fez para terem sede. “A minha alma tem sede de Ti, como em uma terra seca, sedenta.”. Bem, Deus fez o homem para ter sede. Sede por Ele. Ele quer ter sede de Deus. Agora, o diabo tenta satisfazer essa sede com as coisas do mundo. E ele nunca vai conseguir.
Sedento Por Vida – p. 67
E o que é sede?
Sede, de acordo com o dicionário da Oxford Languages, é um desejo vivo, ardente, imoderado. O nosso profeta, através da mensagem Sede, também nos mostra o significado dessa pequena palavra, como sendo um desejo doloroso. “Quando você quer tanto algo que se torna doloroso para você.” – p. 25.
Não estamos abordando aqui a sede por água. Essa é uma sede natural e sabemos que existe. Mas, existe um outro tipo de sede. Uma sede espiritual, um vazio dentro do coração que faz com que o ser humano esteja em uma busca ardente e imoderada por algo que só é possível descobrir o que é quando se alcança.
Davi descobriu o que era e nos trouxe isso através do Salmos 42:
2. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
Você pode tentar saciar sua sede de todas as formas possíveis, mas existe somente um modo de se preencher totalmente e estar satisfeito: é se enchendo de Deus, através do Espírito Santo. Lembre-se: Deus nos criou para ter sede Dele.
Há outra natureza, natural, simplesmente uma sede natural, naquela sede de alma. Você pode dizer, “Irmão Branham, é natural aquela sede da alma?” Sim, é natural a alma ter sede. E é isto, pois Deus te fez desta maneira, para que então você tivesse sede Dele. Agora, Deus te fez assim. Ele não tinha que te fazer assim, mas Ele realmente fez isto. E se Ele não tivesse feito você assim, para que você tivesse sede, haveria uma desculpa no dia do juízo, diria, “Eu – eu – eu nunca tive sede por Deus”. Mas não há nenhuma desculpa, você tem. Você fará isto de alguma forma; você pode compensar isto com sua esposa, você pode compensar isto com o seu carro, você pode compensar isto com outra coisa, você pode ir à igreja e tentar satisfazer isto. E eu nada tenho contra ir à igreja, mas isto não é satisfação. É encontrar Deus, Deus vivo, o Deus do Céu, em sua alma, que satisfaz aquele desejo e sede que você anseia agora.
Sede – p. 98
Dito isso, a intenção não é dizer que não podemos buscar uma vida melhor aqui nessa Terra. Pelo contrário, podemos e devemos. Isso é: se você é jovem, estude bastante, trabalhe duro, construa um futuro para sua família. Mas, antes de tudo, “[…] buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33 e, esteja satisfeito com o que você já possui. O pastor Wanderley Lemos disse certa vez: “o segredo para receber mais de Deus é estar satisfeito com o você já possui.” Pense sobre isso!
Nossa sede constante deve ser por estar cada dia mais cheios de Deus. Ore mais, leia mais, jejue mais, cante mais hinos, tenha uma vida de mais oferta e adoração diante de Deus. Essa é a única forma de estar satisfeito.
Quando eu era garotinho, eu me recordo que fui criado numa família muito pobre. E eu me recordo que muitas vezes eu saia com os amigos. Eu não podia me vestir assim para ir a um lugar decente. Porém, eu – eu não sei, havia algo com as pessoas, que eu gostava. Eu gostava de estar com eles. Mas eu era, mais ou menos, o que chamamos de ovelha negra. E quando fui salvo e encontrei Aquele Algo em mim, pelo qual eu tinha sede de um… um Amigo, Alguém que seria um companheiro para mim, Alguém que eu poderia confiar, Alguém com quem a gente poderia se assentar e falar sobre os problemas. E quando… eu encontrei aquela real e verdadeira satisfação quando eu encontrei a Jesus Cristo, aquele real e verdadeira que satisfaz e tira toda – toda… sacia toda aquela sede, e te dá algo que – que simplesmente parece que não há nada para tomar o Seu lugar.
Sede – p. 100
Se você está com depressão, busque a Deus. Ele tira a depressão.
Se você está doente, busque a Deus. Ele dá a cura.
Se você está com problemas financeiros, busque a Deus, Ele resolve seu problema até mesmo sem aumentar seus ganhos.
Se você se sente sozinho, Ele será seu amigo.
Ele é fonte inesgotável e sacia toda a nossa sede. Creia que Ele preenche todo e qualquer vazio e Ele o fará.
Mas, oh, estarei agradecido através de toda a eternidade naquele dia que eu li a respeito de Jesus! Aquilo me satisfez. Eu desejo ser como Ele. Este é o meu desejo, ser capaz de virar a outra face ou andar a segunda milha, ser capaz de perdoar quando a disparidade estiver toda contra você, não ter nada contra ninguém, embora estejam te maltratando com razão – ou de uma forma errada pelo que você fez certo, mas continuar amando-os. Esta é a maneira que desejo ser. Eu desejo ser este tipo de Pessoa. E desejo ser capaz de quando eu for xingado eu não vir xingar de volta. Este é o tipo de exemplo que Deus nos deu em Jesus Cristo.
Identificados com Cristo (Selados por seu Espírito Santo) – p. 76
E, assim, quando você estiver cheio de Deus, perceberá que “Felicidade não consiste em quanto dos bens do mundo você possui, mas em quão satisfeito você está com a porção que coube a você.”.
Você é satisfeito? Se sim, graças à Deus. Se não, busque a Deus com todo seu coração e com toda sua alma, Ele te saciará.
